Image
Mananciais do Rio Macaé

Tipo: Trilha Local
Inicio: Estrada RJ 116, KM 64 (Estr. Guarabira)
Final: Estrada RJ 142 KM 14 (Estr. Macaé de Cima)
Modal: Caminhada, Bike
Bioma: Mata Atlântica
Significado da pegada: A pegada remete ao Rio Macaé passando em frente a Pedra Riscada, montanha símbolo da região.
Autores da Pegada: Vicente Lutz / Igor Plesky
TLC que faz parte:
Caminhos da Serra do Mar
Estruturação da trilha: Dividida em 2 trechos
Associação gestora da trilha: Apa Macae de Cima INEA

Atrativo Observação de Aves
Atrativo Cachoeira
Cidades historicas
Atrativo Observação de Fauna
Observação de aves
Cachoeira
Cidades Históricas
Observação de fauna
Experiencias Rurais
     
Experiências Rurais
   
Ficha Técnica
Distância planejada: 32 km
Duração: 2 dias 

Distância implementada: 32 km
Altitude máxima: 1300 m

Percentual implementado
100%
Contatos

Descrição

A trilha de Macaé de cima foi elaborada para ser um destino turístico, de fácil, ela conta com dois trechos de aproximadamente 15km em uma região de natureza intocada, dentro do bioma da mata atlântica. Iniciamos pelo alto da serra de Nova Friburgo por um caminho antigo, aonde se acessava a região, este primeiro momento é o mais isolado, adentrando a zona de conservação da Area de Proteção Ambiental e cruzando vários córregos por uma paisagem imersa na floresta que segue por 10 km até finalmente chegarmos ao rio Macaé, e o margearmos por praticamente todo o caminho em suas estradinhas bucólicas e antigos atrativos rurais.

Informações Gerais

A trilha é considerada leve superior, não há grandes subidas continuas, visto que se inicia praticamente em sua parte mais alta, assim descendo um rio.
Existem inúmeras pousadas na região que podem ser reservadas previamente para apoio ao caminhante.
Só existe um comércio aberto ao qual a trilha passa, uma mercearia na metade do segundo dia de caminhada, portanto vá abastecido.
Existem algumas nascentes ao longo de toda a trilha e qualquer casa da região é abastecida com água pura de nascente, o abastecimento de água não é uma preocupação.
O rio Macaé é muito limpo e forma lindas praias de rio, tire um tempo para curtir.

Como Chegar

Saindo do Rio de Janeiro, ao cruzar os limites entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, se dirigir a polícia rodoviaria de Theodoro, basta atravessar a rua e seguir descendo sentido Friburgo, em torno de 100m já se avista a primeira pegada em um ponto de ônibus.

Histórico

Macaé de Cima foi um dos primeiros locais colonizados pelos suiços que chegaram em Nova Friburgo, se conta que as terras doadas pelo império na época (mais próximas do centro da cidade) não eram produtivas.
Sendo assim os colonos desbravaram a região em busca de um local mais próspero, se deparando com a exuberância do rio Macaé.
Um dos atrativos da trilha é a antiga capela e cemitério centenários das primeiras famílias que colonizaram a região, Tranin e Ouverney, local muito bem cuidado e mantido pela associação dos moradores.
Até hoje uma região com poucas casas, pouco movimento e muitas belezas naturais, perfeita para se conectar a natureza e apreciar as aves e plantas da mata atlântica.

Unidades de Conservação

  • Apa Macae de Cima
  • Três Picos
 

Municípios da Trilha

  • Nova Friburgo
0KM
TRILHAS
0
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
0
MUNICÍPIOS
0UF
UNIDADES FEDERATIVAS
ptzh-CNenfrdeitjarues