Image
Rota das 10 Cachoeiras

Tipo: Trilha Regional 
Inicio: Comunidade de Três Barras
Final: Cachoeira da Prainha
Ponto culminante: 1350 m
Modal: Caminhada, Bike e Rotas Peregrinas
Bioma: Cerrado, Mata Atlântica
Significado da pegada: O calcanhar da bota simboliza os poços das cachoeiras e o restante da sola as cachoeiras
TLC que faz parte: Trilha Transespinhaço
Estruturação da trilha: A trilha possuí marcos pintados em postes de madeira, e os pontos de apoio e serviços de alimentação são fornecidos pelas comunidades locais.
Associação: Associação Comunitária da Rota das 10 Cachoeiras - ASC ROTA 10

Cidades historicas
Atrativo Cânion
Atrativo Pico
Experiencias Rurais
Aspectos Históricos
Canion
pico
Experiências Rurais
Atrativo Cachoeira
Atrativo Banho
Atrativo Mirante
 
Cachoeira
Banho
Mirante
Ficha Técnica
Distância: 91 km
Duração: 08 dias
Percentual implementado
100%
Contatos

Descrição

A rota das 10 cachoeiras foi concebida pelo instituto estadual de florestas, através do parque estadual serra do intendente, e pela prefeitura municipal de conceição do mato dentro que por sua vez, atraiu novas parcerias para o projeto e apoiou as comunidades inseridas ao longo do caminho. Entre as premissas do projeto citamos:

- incentivar o desenvolvimento do turismo de base comunitária nas comunidades do entorno para que ele seja uma das principais fontes de renda da população e se configure como uma alternativa de diversificação econômica para o município.

- melhorar a gestão da visitação das cachoeiras da rota, principalmente as inseridas no interior das unidades de conservação.

- fortalecer a integração social entre as unidades de conservação existentes ao longo do percursos (parque estadual serra do intendente e parque natural municipal do tabuleiro) e a comunidade do entorno.

- Consolidar a rota na rede brasileira de caminhadas de longo curso, se tornando opção para os praticantes deste tipo de modalidade de lazer.

O percurso é constituído por trechos de estradas e trilhas que atravessam a comunidade quilombola três barras/cubas, passam nas comunidades do tabuleiro, parauninha, candeias, que também é uma comunidade quilombola e baú. Estes trechos margeiam o parque estadual serra do intendente e o parque natural municipal do tabuleiro, totalizando 43,5 km na trilha principal. Porém se o caminhante visitar todos as cachoeiras do trajeto que possuem trilhas exclusivas de percurso ida e volta, no final do trajeto ele irá percorrer a distância total de 91 km. Pretende-se que a rota incentive positivamente a prática do ecoturismo nas localidades, gerando renda e desenvolvimento para as comunidades além de atrair turistas que permaneçam na região por mais tempo. O caminho pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo. Ao longo do caminho o visitante poderá conhecer até 10 cachoeiras. No sentido sul norte as cachoeiras são: três barras, peixe cru, quedas do ribeirão do campo, tabuleiro, congonhas, altar, rabo de cavalo, bocaina, gurita e prainha. O trajeto evidencia o grande potencial turístico da região, com unidades de conservação, presença de comunidades tradicionais, além das paisagens cênicas constituídas de uma rica biodiversidade.

Na rota das 10 Cachoeiras a sinalização adota são as botas amarelas com fundo preto (Sentido Três Barras / Prainha) e botas pretas com fundo amarelo (Sentido Prainha / Três Barras). Esta sinalização será aplicada no que chamamos de eixo principal da rota com 43,5 Km. O eixo principal consiste em uma via que permite a conexão de todas as cachoeiras e através dele o usuário vai poder selecionar quais cachoeiras pretende visitar, planejando melhor sua viagem. É importante lembrar que o caminho foi trabalhado para ser percorrido a pé, cavalo ou bike, porém, para aqueles que não pretendem fazer todo o percurso da rota ou que preferirem percorrer apenas a trilha de acesso as cachoeiras, é importante lembrar que é possível chegar de veículos motorizados, muito próximo ou no início de todas as trilhas de acesso a atrativos.

As trilhas de acesso as cachoeiras são sinalizadas com botas, mas, porém, com as combinações de botas laranjas com fundo preto no sentido em direção a cachoeira, e botas pretas com fundo laranja, no sentido de retorno do atrativo. No início da trilha de acesso das cachoeiras, as tabuletas indicam a cachoeira a ser visitada e a distância de chegada até o atrativo.

Para facilitar a navegação e a compreensão do sistema de sinalização, painéis informativos estão instalados em pontos estratégicos do caminho, de modo ao visitante saber em qual parte do trajeto ele se encontra e planejar o roteiro que se pretende seguir.
Rota das 10 Cachoeiras

Informações Gerais

A Rota foi idealizada em 2016 e as ações de estruturação do caminho começaram em 2018.

Como Chegar

A partir de Belo Horizonte, seguir a MG-10 no sentido Conceição do Mato Dentro. Aproximadamente 50 km após a Serra do Cipó, virar a esquerda no trevo de Três Barras e após 2,0 km chegara a comunidade de mesmo nome, onde está o marco zero da Rota das 10 Cachoeiras

Curiosidades

As duas maiores cachoeiras (saltos) de Minas Gerais estão localizadas na rota. São as cachoeiras do Tabuleiro (273 metros de queda livre) e a do Bocaina (235 metros de queda livre).

Unidades de Conservação

  • Parque Natural Municipal do Tabuleiro
  •  Parque Estadual Serra do Intendente

Município

  • Conceição do Mato Dentro
0KM
TRILHAS
0
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
0
MUNICÍPIOS
0UF
UNIDADES FEDERATIVAS
ptzh-CNenfrdeitjarues