Image
Cascatas e Montanhas

Tipo: Trilha Nacional
Inicio: Rolante/Riozinho ou São Francisco de Paula / RS
Final: Rolante/Riozinho ou São Francisco de Paula / RS
Modal: Caminhada/Cicloturismo
Bioma: Mata Atlântica
TLC que faz parte: Trilha Oiapoque ao Chuí
Associação que implementa a trilha: AMICAM- Associação amigos do Cascatas e Montanhas

Atrativo Observação de Aves
Atrativo Mirante
Atrativo Pico
Atrativo Observação de Fauna
observação de aves
mirante
pico
observação de fauna
Atrativo Cachoeira
Atrativo Banho
Atrativo Gruta
Atrativo Museu
Cachoeira
Banho
Gruta
Museu
Ficha Técnica
Distância: 123 km
Duração: 07 dias
Percentual implementado
100%
Mídias Sociais

Descrição da trilha

Situado numa região privilegiada tanto por suas belezas naturais quanto por sua localização, o Circuito das Cascatas e Montanhas proporciona uma experiência ímpar para o cicloturista. Em seus 123Km de extensão, o viajante vivenciará experiências de contato com a natureza, seja através das diversas cascatas espalhadas ao longo do percurso, ou pelo ambiente predominantemente colonial, onde cultura histórica e gastronomia típica fazem de cada parada uma lembrança para se levar na memória.
Englobando os municípios de RolanteRiozinho e São Francisco de Paula, o roteiro permite ao cicloturista ou peregrino uma exploração completa e tranquila de todas as atrações dessas localidades, podendo ser percorrido de quatro a sete dias, sempre com passagens pela área central das cidades, para conveniência, mas sem deixar de lado o atrativo principal: a conexão com a natureza através do esporte.
123 km alucinantes em meio a Natureza
Movimento AMICAM

Informações Gerais

O circuito Cascatas e Montanhas foi projetado como um trajeto auto-guiado, onde o ciclista ou caminhante possa percorrer o roteiro sozinho ou em grupo em qualquer época do ano e no seu tempo. Partindo de um dos pontos de referência em qualquer das cidades, o praticante do modal escolhido pega o passaporte em um dos pontos apoiadores e segue seu caminho carimbando o passaporte nos pontos de carimbo identificados no trecho. Após a conclusão do 123km o praticante pega seu certificado no mesmo ponto em que pegou seu passaporte.

Como Chegar

A Região fica localizada a 100 km da capital Porto Alegre e do principal aeroporto do RS.

Histórico

O Cascatas e Montanhas se originou de uma conversa de um grupo de cicloturismo durante uma pedalada. A idéia foi repassada para as prefeituras e associações comerciais da região para ver o interesse. Em 2014 isso era bem complicado pois o cicloturismo era um modal relativamente novo no mercado turistico.

Curiosidades

O primeiro Roteiro de cicloturismo implementado do RS e envolveu as cidades de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula.

Atrativos:

Aspectos históricos , banho de cachoeira, experiências gastronômicas, mirante, observação de aves, observação de fauna.

Unidades de Conservação

Municípios

0KM
TRILHAS
0
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
0
MUNICÍPIOS
0UF
UNIDADES FEDERATIVAS
ptzh-CNenfrdeitjarues