Image
Trilha dos Santos Mártires das Missões

Tipo: Trilha Regional
Inicio: São Nicolau/RS (Passo do Padre)
Final: Caibaté/RS (Santuário do Caaró)
Modal: Caminhada, Bike, Rotas Peregrinas, Equestre
Bioma: Mata Atlântica, Pampa
TLC que faz parte: Rota Jesuítica Internacional/ Rota Missões
Associação gestora da trilha: Associação dos Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões

Atrativo Museu
Atrativo Mirante
Cidades historicas
Experiencias Rurais
museu
mirante
Cidades Históricas
Experiências Rurais
       
Experiências Gastronômicas
     
Ficha Técnica
Distância planejada: 180 km
Duração: 3 dias de bike, 7 dias a cavalo ou 8 dias caminhando

Distância implementada: 180 km
Altitude máxima: 285 m
Altimetria Positiva: 2336 m

Percentual implementado
100%
Mídias Sociais
Contatos

Descrição

Ancorada em três pilares, que são a história, a preservação do meio ambiente e a espiritualidade, a trilha faz com que os participantes tenham uma experiência ímpar. Ao longo dos seus 180 quilômetros de extensão, a Trilha interliga o Passo do Padre (município de São Nicolau), até o Santuário do Caaró (município de Caibaté/RS), unindo as primeiras reduções jesuíticas em solo gaúcho (São Nicolau do Piratini (1626), Candelária do Caacapá-mini (1626) Assunção do Ijuí (1628), e Todos os Santos do Caaró (1628)).
O percurso inicia às margens do Rio Uruguai, na fronteira com a Argentina, e é percorrido majoritamente em estradas rurais. Ao longo do caminho a Trilha conecta pequenas cidades, sítios arequeológicos e comunidades de imigrantes.
Atualmente a Trilha acontece em três modalidades: caminhada, bicicleta e à cavalo.

Como Chegar

O início da Trilha fica na área rural da cidade de São Nicolau/RS, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, a cidade fica 562 km distantes da Capital do Estado - Porto Alegre. As Coordenadas geográficas São Nicolau é Latitude: -28.2162577 e Longitude: -55.2480193
O Passo do Padre, ponto inicial da trilha, fica as margens do Rio Uruguai, na comunidade rural de Santo Izidro, a 24 km da sede do município.
 

Histórico

A Trilha dos Santos Mártires das Missões (TSMM) está localizada no estado do Rio Grande do Sul, na região turística conhecida como Rota Missões. Atualmente, são seis municípios que compõem a Trilha que se inicia no município de São Nicolau. Além deste, fazem parte os municípios de Caibaté, Pirapó, Rolador, Roque Gonzales e São Pedro do Butiá. A quilometragem total da trilha, em média, é de cerca de 180km.
A Trilha tem por esse objetivo valorizar a história das quatro primeiras reduções jesuíticas iniciadas no primeiro ciclo missioneiro, em 03 de maio de 1626. É uma trilha que resgata os acontecimentos históricos, a partir da percepção presente e das manifestações orais e escritas. Além disso, existe uma preocupação com as questões ambientais e também de espiritualidade, por isso, a Trilha dos Santos Mártires pode ser considerada uma rota de histórica-religiosa.
Quanto aos aspectos geográficos a Trilha passa por campos, matas, morros, coxilhas, onde é neceessário realizara a travessia de balsas num dos mais importantes rios da região, o rio Ijuí. A trilha passa, ainda, pelo Cerro Inhacurutum, um dos pontos de destaque da natureza local. Considerado místico, e um dos pontos maiso mais alto da região e oferece uma visão privilegiada no seu mirante.
A primeira edição da Trilha foi realizada no ano de 2001, sendo que em 2002 foi criada a Associação dos Amigos da Trilha dos Santos Mártires que desde então faz a gestão e organização da trilha de forma voluntária.

Curiosidades

A Trilha acontece com o apoio das comunidades, sendo que muitas vezes os próprios nativos recebem os trilheiros para alimentação e/ou pernoite em suas casas, associações comunitárias, e escolas. O poder público é um elo importante entre a Asssociação e as comunidades.
A Trilha desenvolve a mais de 20 anos palestras de sensibilização, recolhimento de lixo reciclável, e o compromisso com a divulgação da história da Região das Missões.

Unidades de Conservação

A Trilha dos Santos Mártires das Missões não está localizada em uma Unidade de Conservação, porém ela resgata o caráter histórico, e está contida dentro do Parque Histórico Nacional das Missões, o qual foi criado em 2009, por meio do Decreto nº 6.844, reunindo os sítios arqueológicos missioneiros de São Miguel Arcanjo, de São Lourenço Mártir , de São Nicolau, e o de São João Batista.
 

Municípios da Trilha

  • Caibaté
  • Pirapó
  • Rolador
  • Roque Gonzales
  • São Nicolau
  • São Pedro do Butiá
0KM
TRILHAS
0
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
0
MUNICÍPIOS
0UF
UNIDADES FEDERATIVAS
ptzh-CNenfrdeitjarues