Blog Palmilhando

Retorno gradual dos trabalhos de sinalização

Retorno gradual dos trabalhos de sinalização

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

  Após grande período de trilhas e Unidades de Conservação fechadas, nossos voluntários estão retomando, aos poucos, os trabalhos de sinalização e manejo nas Trilhas de Longo Curso do Brasil.

  No Rio de Janeiro os Parques Nacionais da Tijuca, Itatiaia e Serra dos Órgãos (Trilha Transcarioca, Trilha Transmantiqueira e Caminhos da Serra do Mar, respectivamente) reabriram alguns setores e as Trilhas de Longo Curso já tiveram pequenas atividades envolvendo voluntários e servidores dos Parques, participando e coordenando trabalhos de sinalização, manejo e vistoria nos trechos.

  Também no Rio de Janeiro, especificamente em Niterói, a Rede Niteroiense de Trilhas realizou trabalho de reforço na sinalização das trilhas que acompanham a Orla da Baía da Guanabara e cruzam importantes Unidades de Conservação do município, como o Parque Estadual da Serra da Tiririca e o Parque Natural Municipal de Niterói.

  No Distrito Federal, a trilha Caminhos do Planalto Central (CPC) realizou a ‘VI Oficina da Sinalização de Trilhas do CPC’. A maior parte da oficina aconteceu por encontros virtuais e os integrantes organizaram um dia de prática com número limitado de pessoas. Integrantes das trilhas Caminhos da Flona e Caminho de Cora Coralina também realizaram reforço na sinalização.

  Em Santa Catarina, no Parque Estadual do Rio Vermelho, voluntários e servidores fizeram a sinalização e vistoria técnica de traçado do Caminho da Ilha de Santa Catarina.

  Vale lembrar que as atividades estão seguindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento estabelecidos pelas autoridades de saúde e os grupos também estão se adaptando às regras de reabertura gradual das Unidades de Conservação em que passam as trilhas.

  Todas as trilhas que compõem o Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso estão se se organizando para receber os caminhantes e amantes da natureza da melhor forma possível, para que em breve possamos nos reunir e percorrer todas as trilhas do nosso lindo país.

  Rede Brasileira de Trilhas, pegadas amarelas e pretas conectando as Unidades de Conservação do Brasil!


Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues