.

1° Congresso
Brasileiro de Trilhas
Logo Primeiro Congresso Brasileiro de Trilhas

A "Carta dos Goyazes"

A Carta dos Goyazes é um documento que registra os desejos e intenções da REDE, representatividade da sociedade civil e outras organizações que foram coletadas durante o 1° Congresso Brasileiro de Trilhas. Nela expressamos o que queremos e acreditamos ser importante para a formação do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, buscando articular ações e relações eficazes com órgãos governamentais nas 3 esferas de governança e entidades públicas e privadas que possam contribuir para a consolidação da REDE.

O Congresso

O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, foi realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e pela Rede Brasileira de Trilhas entre os dias 25 e 29 de maio de 2022, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia - GO. O evento foi uma oportunidade para integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das trilhas de longo curso no território nacional, troca de experiências, bem como para apresentação da Rede Brasileira de Trilhas para futuros parceiros, fortalecendo-a em nosso país.

As trilhas têm como objetivo a conexão das paisagens, funcionando como ferramenta para conservação ambiental e, também, oportuniza aos municípios envolvidos a transformação do turismo local, levando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. Desta maneira, o evento contará com a presença de membros de diversos segmentos e de gestores de trilhas em países da América do Norte, Central e do Sul, proporcionando uma rica troca de conhecimentos. Na ocasião, sob a liderança da World Trails Network, serão discutidas as bases para uma Rede Pan Americana de Trilhas.

O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas em Goiânia está sendo ferramenta estruturante para a integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das Trilhas de Longo Curso no território nacional.

Participantes

O evento é indicado para gestores públicos e privados com atuação nas áreas de turismo, meio ambiente, lazer, recreação e cultura; gestores de unidades de conservação; voluntários da Rede Brasileira de Trilhas; operadores turísticos; responsáveis por Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); empresários dos setores de equipamento, vestuário e esportivos; consumidores finais das trilhas, entre outros.

O Congresso é destinado, também, a organizações e movimentos sociais que atuam na preservação e conservação ambiental, bem como em iniciativas de turismo de base comunitária, além de profissionais ligados às instituições de ensino e pesquisa.

Seção Programação

O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas contará com palestras, minicursos, oficinas técnicas para gestores e voluntários, fóruns para acordos institucionais e visitas técnicas em trilhas de Goiás. Serão 05 (cinco) dias de atividades simultâneas à Feira de Negócios, com parceiros dos setores público e privado.

Durante o evento haverá apresentação de casos de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso: Governança; Sinalização Padronizada e Manejo; Capacitação e Normas de Segurança; Empreendedorismo / Serviços de Apoio ao Turismo; e Marketing e Posicionamento de Mercado.

Programação Geral:

25/05/22 - Abertura;
26/05/22 - Congresso e feira;
27/05/22 - Congresso e feira;
28/05/22 - Congresso e feira;
29/05/22 - Visitas técnicas e oficinas de sinalização e manejo em campo.

X-Trilhas

X-Trilhas é a primeira feira exclusivamente voltada para o segmento de trilhas no Brasil. O evento, que vai acontecer junto ao 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, vai apresentar as novidades do setor de turismo outdoor com a presença de entidades de governança, gestores e empresas que atuam no segmento de aventura, esportes e experiências ao ar livre, com opções diversas em todas as regiões do país. É uma excelente oportunidade para se conhecer melhor sobre os destinos, percursos e opções de aventuras pelas melhores trilhas do Brasil e do mundo.

A Rede Brasileira de Trilhas

A Rede Brasileira de Trilhas é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, que, em cooperação com entes governamentais das esferas federal, estaduais e municipais, implementa trilhas no Brasil em apoio à política pública REDE NACIONAL DE TRILHAS, estabelecida por Portaria Interministerial pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo em parceria com o ICMBio. 

Hoje as trilhas da Rede somam mais de cinco mil quilômetros em 26 estados e no Distrito Federal. A REDE tem por objetivo de longo prazo ligar todas as unidades de conservação e outras áreas protegidas e relevantes para a conservação no Brasil por meio de trilhas que estejam dentro de corredores vegetados, que também sirvam como conectores de paisagem.

A REDE tem por princípio três pilares básicos: (1) Conservação, (2) recreação e saúde e (3) geração de emprego e renda no meio rural. Nossa meta é implementar trilhas sustentáveis, que gerem renda, proporcionem muita satisfação e acesso a um estilo de vida saudável e sirvam de ferramenta para a conservação da natureza e, assim, almejamos ser uma referência mundial no “conhecer para conservar”.

No processo, as pegadas amarelas e pretas, que são a sinalização padronizada regulamentada pelo Ministério do Meio Ambiente, estão consolidando uma identidade visual “Trilhas do Brasil” que já começa a ser reconhecida internacionalmente como uma marca que representa o país.

Endereço

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 - Goiânia, GO, 74891-135, Brasil

REGULAMENTO VOLUNTARIADO

Nossa base é feita de voluntários e no I Congresso Brasileiro de Trilhas não seria diferente! Os interessados em trabalhar voluntariamente no evento serão considerados conhecedores do regulamento.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

1.1. Este regulamento tem por objetivo regular e divulgar as condições e os procedimentos para a inscrição de voluntários, chamados de membros de apoio, para atuarem na organização do evento “I Congresso Brasileiro de  Trilhas”, realizado pelo Governo do Estado de Goiás e a Rede Brasileira de Trilhas.

1.2. O trabalho presencial voluntário ocorrerá no período de 23/05/2022 a 28/05/2022 no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia-GO.

1.2.1. Em caso de necessidades, o trabalho virtual voluntário poderá ocorrer antes do início do evento em referência. Neste caso, a Coordenação do Evento entrará em contato por e-mail ou Whatsapp para realizar tais atividades para o referido evento. 

1.2.2. Está previsto o dia 20/05/2022 para a reunião virtual da organização com todos os voluntários selecionados, cujos detalhes serão informados por e-mail. 

1.3. O candidato deverá ler atentamente as orientações contidas neste regulamento, a fim de verificar se atende à totalidade das condições e requisitos para exercer a eventual função, sendo de sua exclusiva responsabilidade a observância dos prazos e o correto preenchimento da documentação solicitada, caso contrário o candidato será inabilitado no processo seletivo.


2. ATIVIDADES E PRÉ-REQUISITOS 

2.1. De acordo com as necessidades, os voluntários selecionados deverão atuar nas atividades listadas previstas a seguir: 

  1. Montagem de kits, atividade pré-evento nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2022 das 8h às 13h ou das 13h às 18h.
  2. Apoio ao credenciamento e orientação: atender os participantes e espectadores em relação aos locais e horários de palestras e oficinas do Congresso; dias 25, 26, 27 e 28 de maio de 2022 das 8h às 13h ou das 13h às 18h.
  3. Apoio aos auditórios: atender os participantes com apoio às apresentações, organização de cadeiras no palco entre uma programação e outra; dias 26, 27 e 28 de maio de 2022 das 8h às 13h ou das 13h às 18h. 
  4. Meios de comunicação: assessorar a organização em relação à filmagem e fotografia; dia 25 de maio das 18h às 22h; dias 26, 27 e 28 de maio de 2022 das 8h às 13h ou das 13h às 18h; 

2.2. Para participar, se faz necessário atender aos seguintes critérios: 

  1. Ter no mínimo 18 anos de idade (não há limite máximo de idade para participar); 
  2. Ter disponibilidade para atuar por no mínimo um período, entre os dias 23/05/2022 a 28/05/2022, em turno aproximado de 05 (cinco) horas diárias, respeitando os horários requisitados; Preferência para quem puder participar da mesma atividade por mais dias.
  3. Ter boa desenvoltura e ser comunicativo; 
  4. Ter comprometimento com o voluntariado.


Como participar:

✓ Decida em qual das atividades, dias e horários poderá contribuir com o I Congresso Brasileiro de Trilhas. 

Preencha o formulário de inscrição, disponível em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSegQvjhM3EYYm955sXEKip7yd7UgvbX0gKSaIOZSm1yeF3Nmg/viewform

✓ Prazo final: até o dia 19 de maio de 2022.

Retorno da participação:

✓ Certificado de horas de trabalho voluntário no I Congresso Brasileiro de trilhas;

✓ Experiência e networking;

✓ Será oferecida alimentação no local do evento para os voluntários no dia e turno trabalhado.

✓ Observe que o evento em referência não custeará transporte para os voluntários.

✓ Caso necessite de hospedagem, o I CBTrilhas conta um Camping Oficial no local do evento, para saber como usufruir consulte o regulamento do Camping no site da Rede Brasileira de Trilhas (bit.ly/1-congresso-trilhas).  


Qualquer dúvida, entre em contato no e-mail: congressotrilhas@gmail.com

REGULAMENTO CAMPING
REGULAMENTO para o vídeo oficial do 1° Congresso Brasileiro de Trilhas
Concurso de Fotografias do 1° Congresso Brasileiro de Trilhas
REGULAMENTO para o Espaço Trilhas

REALIZAÇÃO

Image
ptzh-CNenfrdeitjarues