.

2° Congresso
Brasileiro de Trilhas
20 a 24 de setembro de 2023
1° Seminário Técnico-Científico
20 de setembro de 2023
Logo Primeiro Congresso Brasileiro de Trilhas

A "Carta da Guanabara"

A Carta da Guanabara é um documento que registra os desejos e intenções da REDE, representatividade da sociedade civil e outras organizações que foram coletadas durante o 2° Congresso Brasileiro de Trilhas em Niterói. Nela expressamos o que queremos e acreditamos ser importante para a formação do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, buscando articular ações e relações eficazes com órgãos governamentais nas 3 esferas de governança e entidades públicas e privadas que possam contribuir para a consolidação da REDE.

O Congresso

Clique Aqui
O 2º Congresso Brasileiro de Trilhas é uma realização conjunta da Associação Rede Brasileira de Trilhas, da Prefeitura Municipal de Niterói e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR); está caminhando para ser o maior evento de trilhas do mundo. Na esteira do sucesso do 1º Congresso, ocorrido em Goiânia/GO, em maio de 2022, este já se configura como o maior evento de trilhas da América Latina. O encontro conectará gestores e funcionários de áreas naturais protegidas, pesquisadores, estudantes, voluntários, profissionais da conservação e do turismo, brigadistas, empresas do setor outdoor, montanhistas, ciclistas, caiaqueiros, peregrinos e demais pessoas envolvidas e usuários de trilhas e caminhos do Brasil. Durante os cinco dias do evento, essas vozes se juntarão para diagnosticar a situação e traçar a futura direção das trilhas brasileiras.

Participantes


O evento é indicado e organizado para o publico geral que gosta de trilhas, gestores públicos e privados com atuação nas áreas de turismo, meio ambiente, lazer, recreação e cultura; gestores e funcionários de unidades de conservação; voluntários da Rede Brasileira de Trilhas; operadores turísticos; responsáveis por Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); empresários e profissionais dos setores de equipamento, vestuário e calçados esportivos e das atividades outdoor; montanhistas; caminhantes/usuários de trilhas, entre outros.

O Congresso é destinado, também, a organizações e movimentos sociais que atuam na preservação e conservação ambientais, bem como em iniciativas de turismo de base comunitária, além de profissionais ligados às instituições de ensino e pesquisa.

Programação


O 2º Congresso Brasileiro de Trilhas contará com palestras, minicursos, oficinas técnicas para gestores e voluntários, fóruns para acordos institucionais e visitas técnicas em trilhas do Rio de Janeiro. Durante o evento haverá apresentação de casos de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso, abordando temas como governança, sinalização padronizada, manejo de trilhas, capacitação, empreendedorismo, voluntariado, ecoturismo e turismo de base comunitária, lazer e interação com a Natureza.

Programação Geral:

- 20/09: Seminário técnico-científico e solenidade de abertura do congresso
- 21/09: Congresso
- 22/09: Congresso
- 23/09: Congresso
- 24/09: Visitas Técnicas e oficinas de sinalização e manejo em campo.

O Seminário

Clique Aqui
1° Seminário Técnico-Científico da Rede Brasileira de Trilhas: Caminhos e Desafios para a Conservação e Restauração da Conectividade da Paisagem.
 
O 1° Seminário Técnico-Científico da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso é uma realização da Rede Brasileira de Trilhas, da Prefeitura Municipal de Niterói e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), com apoio do  Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção-GEF Pró-Espécies: Todos contra extinção.

Sobre o Pró-Espécies: coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e visa adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão, de forma a minimizar as ameaças e o risco de extinção de espécies e desenvolver estratégias de conservação em uma área total de 62 milhões de hectares.

O Pró-Espécies tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como agência implementadora e o WWF-Brasil como agência executora. Entre os parceiros estão o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 13 Órgãos Estaduais de Meio Ambiente.

Participantes


O evento é indicado  para  gestores de unidades de conservação; pesquisadores e da conservação da biodiversidade e geodiversidade, ecologia da paisagem e planejamento territorial; coordenadores de trilhas de longo curso, operadores do turismo nas trilhas, educadores ambientais e demais interessados no tema.

Programação


Programação Geral:

Dia 20/09


- 8h - 9h: Credenciamento
- 9h-9h30min: Mesa de abertura
- 9h30min-11h30min. MESA: Trilhas como instrumentos de conservação: Perspectivas Científicas e Experiências Internacionais
- 11h30-12h30min. MESA: Impactos sobre a Biodiversidade em Trilhas: Espécies exóticas invasoras e Exploração Excessiva de Espécies Nativas
- 12h30min-14h. INTERVALO
- 14h-15h30min. MESA: Desafios e Oportunidades para Conservação da Biodiversidade, Proteção da Saúde Humana e Silvestre e Geração de Renda em Trilhas de Longo Curso
- 15h30min-17h. MESA: Desafios Econômicos e Técnicos na Restauração dos Ecossistemas em Trilhas
- 17h-18h30min. MESA: Trilhas de Longo Curso: Turismo Científico e Engajamento da Ciência Cidadã
- 18h30min-19h15min: Mesa de encerramento

O Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis

Clique Aqui
Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis

Em celebração à realização do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação Rede Brasileira de Trilhas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, realizarão o Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis.

O candidato deverá ler atentamente as orientações contidas neste regulamento, a fim de verificar se atende à totalidade das condições e requisitos, sendo de sua exclusiva responsabilidade a observância dos prazos e o correto preenchimento do formulário de inscrição.

Todos os candidatos ao Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis serão considerados conhecedores do regulamento.


REGULAMENTO CURSO FUNDAMENTAL DE TRILHAS SUSTENTÁVEIS:

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O curso acontecerá entre os dias 25 a 29 de setembro de 2023, com carga horária de 40 horas distribuídas em: 24 horas no Parque Nacional da Tijuca (entre os dias 25 a 27 de setembro) e 16 horas no Parque Natural Municipal de Niterói (28 e 29 de setembro). O participante deve ter disponibilidade para comparecer em período integral (8h-18h) nos 05 (cinco) dias do Curso nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói.

O curso constitui-se por momentos expositivos (teórico) em sala de aula e por momentos de atividades práticas ao ar livre, incluindo 02 (dois) dias inteiros em campo. O participante deve possuir aptidão física suficiente para as demandas desses momentos ao ar livre, tais como: percorrer aclives e declives acentuados em trilhas; percorrer pequenos trechos de vegetação nativa fora de trilha; manusear ferramentas como pá, enxada, alavanca e afins; manusear e carregar rochas e troncos; manusear ferramentas cortantes para podas; e outras atividades similares.

Os participantes que concluírem a carga horária integral (100% de presença) receberão certificado.

O curso é gratuito. As despesas com hospedagem, alimentação e transporte são de responsabilidade do participante.

O alojamento do Parque Nacional da Tijuca dispõe de 10 (dez) vagas para participantes de outras cidades. As vagas serão preenchidas por sorteio, após a seleção dos participantes do Curso.


1. DOS LOCAIS DO CURSO

Conteúdo expositivo, do dia 25 ao dia 27 de setembro.
Parque Nacional da Tijuca: Auditório do Centro de Visitantes do Setor Floresta da Tijuca - Parque Nacional da Tijuca: Estrada da Cascatinha, 850 (acesso pela Praça Afonso Viseu), Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro/RJ.

Conteúdo prático (campo), dias 28 e 29 de setembro.
Parque Natural Municipal de Niterói: Estrada da Viração, s/n - São Francisco, Niterói/RJ.


2. DOS OBJETIVOS DO CURSO

O Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis do ICMBio propõe uma nova visão para a construção e manutenção de trilhas, segundo a qual as trilhas devem atender simultaneamente os seguintes requisitos: mínimos impactos ambientais, efetividade na relação custo/benefício e máxima qualidade na experiência do usuário da trilha.

Os participantes do curso serão capacitados a planejar e realizar intervenções que proporcionem a reconexão das pessoas com os ambientes naturais, utilizando-se, para isso, das trilhas construídas sob premissas técnicas que evitem erosão, assoreamento de cursos d’água e danos à biota do lugar.


3. DA EMENTA GERAL DO CURSO
3.1 Conceito de Trilhas de Sustentáveis;
3.2 Anatomia de Trilhas;
3.3 Classes de Trilhas;
3.4 Parâmetros Construtivos de Trilhas Sustentáveis;
3.5 Etapas do Planejamento de Trilhas Sustentáveis;
3.6 Identificação de Patologias das Trilhas;
3.7 Técnicas de Intervenções, Soluções de Problemas e Manutenção de Trilhas.


4. DOS INSTRUTORES

Bruno Soares Lintomen: Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense,mestre em Geografia pela mesma Universidade. Analista ambiental do ICMBio,lotado no Parque Nacional da Tijuca, com experiência nos Parques Nacionais da Chapada dos Guimarães, Chapada Diamantina e na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, trabalhando nas áreas de Uso Público, Manejo Integrado do Fogo e Conflitos Socioambientais.
Geraldo Pereira: Graduado em Zootecnia pela UNESP. Analista ambiental do ICMBio, lotado no Núcleo de Gerenciamento Integrado dos Campos Gerais no Paraná, onde é responsável pela Área Temática de Uso Público e Licenciamento. Planeja e maneja trilhas norteadas pelo conceito de “trilhas sustentáveis”. É instrutor do ICMBio nessa temática, já tendo participado de vários cursos com o Serviço Florestal Americano aqui no Brasil e nos EUA e realizado algumas capacitações nos parques nacionais da Chapada dos Guimarães, Itatiaia, Foz do Iguaçu, além da Floresta Nacional do Tapajós.

Leonardo Boquimpani de Freitas: Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Analista ambiental do ICMBio, lotado no Parque Nacional da Tijuca. Tem experiência acadêmica na área de Ecologia de anuros, com ênfase em Ecologia de Populações. Possui experiência acadêmica e de gestão do uso público em áreas protegidas, especialmente Parques Nacionais.
Pablo Lacaze de C. Casella: Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Analista ambiental do ICMBio, lotado no Núcleo de Gerenciamento Integrado de Ilhéus/BA. Planeja e maneja trilhas norteadas pelo conceito de "trilhas sustentáveis". É instrutor do ICMBio nessa temática, já tendo realizado algumas capacitações nos parques nacionais da Chapada Diamantina, Monte Pascoal, Pico da Neblina e Chapada dos Veadeiros, além do Parque Cienteq-USP.

Paulo Eduardo P. Faria: Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Analista ambiental do ICMBio. Analista ambiental do ICMBio, onde desempenhou diferentes funções na Coordenação Geral de Uso Público, na sede do Instituto, em Brasília (DF), além de ter exercido a coordenação técnica local do uso público no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Coordenou e executou projetos em mais de 30 unidades de conservação em todas as regiões do país nas temáticas de planejamento e monitoramento do uso público, planejamento e manutenção de trilhas terrestres, diversificação de oportunidades ecoturísticas e processos formativos de comunidades e parceiros privados, especialmente condutores de visitantes. Coordenou, elaborou e publicou referências técnicas do ICMBio na área de visitação e ecoturismo, com destaque para o Rol de Oportunidades de Visitação em Unidades de Conservação, ROVUC (ICMBio, 2018), o Manual de Sinalização de Trilhas (ICMBio, 2018), o Orientações Metodológicas para Elaboração de Planos de Uso Público em UCs Federais (ICMBio, 2019) e o Fundamentos do Planejamento de Trilhas (ICMBio, 2020). Coordenou ou instruiu dezenas de capacitações institucionais sobre visitação em áreas protegidas para servidores públicos e colaboradores. Atualmente, exerce a função de Coordenador de Planejamento e Estruturação da Visitação e Ecoturismo no ICMBio.


5. DO PÚBLICO-ALVO

O Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis é pensado para ser bem aproveitado por qualquer pessoa, basta que esteja interessada na estratégia de reconectar a humanidade à Natureza como um dos caminhos para a conservação ambiental.

A formação é indicada para:

5.1 Gestores, funcionários e voluntários de unidades de conservação;
5.2 Gestores e funcionários públicos e privados cuja atuação tenha relação com a temática de trilhas;
5.3 Voluntários e adotantes de trechos das trilhas;
5.4 Responsáveis por Reservas Particulares do Patrimônio Natural; e
5.5 Demais interessados na temática.


DAS CONDIÇÕES E CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

6. DAS VAGAS

São disponibilizadas 20 (vinte) vagas para o Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis.


7. DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

Havendo procura maior do que o número de vagas ofertado, a coordenação do Curso utilizará os seguintes critérios de seleção, em ordem de prioridade:

7.1 Ter relação direta com a temática das trilhas em sua atuação profissional, tais como: gestores, funcionários e voluntários de unidades de conservação; gestores e funcionários públicos e privados cuja atuação tenha relação com a temática de trilhas; voluntários e adotantes de trechos das trilhas; responsáveis por Reservas Particulares do Patrimônio Natural;

7.2 Inscritos no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas;

7.3 Formação da turma com distribuição mais equitativa possível em relação às regiões/Estados brasileiros;

7.4 Distribuição de vagas para que um maior número de trilhas cadastradas na Associação Rede Brasileira de Trilhas ou na Rede Brasileira de Trilhas tenham representantes participando no curso.


8. DA INSCRIÇÃO ‘

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição abaixo.

Prazo para inscrição: do dia 05 de julho de 2023 até o dia 20 de julho de 2023.

NOTA 1: A inscrição por meio do formulário garante a vaga como candidato, a confirmação da vaga se dará após o final das inscrições e atendidos os critérios de prioridades de seleção.

NOTA 2: Havendo desistência de participante selecionado, a vaga será disponibilizada a candidato da lista de espera, de modo a manter os mesmos critérios mencionados anteriormente.


9. DO RESULTADO

A lista dos selecionados para o Curso será divulgada no dia 27 de julho de 2023, no site da Associação Rede Brasileira de Trilhas - https://bit.ly/2-cbt.

A coordenação do Curso entrará em contato com os participantes selecionados para detalhar as informações: ementa e calendário das atividades; especificação dos equipamentos e vestimenta adequada para a atividade de campo, dentre outros.

Qualquer duvida, entre em contato no e-mail: 2congressotrilhas@gmail.com (título da mensagem “Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis”).

Atividades Pré-Congresso - Vem trilhar conosco! Volta ao Rio - Programação

Clique Aqui

Conheça o Estado do Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro estará de braços abertos para receber vocês para atividades pré-Congresso, em várias trilhas e caminhos, envolvendo lazer, trilha, montanhismo, cultura, muito conhecimento e conexão total. Reserve dias antes  do Congresso e conheça o Rio de Janeiro por ângulos e maneiras incríveis. Acompanhem as atualizações e fiquem por dentro de todas as informações. As Trilhas do Rio de Janeiro estão preparando grandes emoções para você!

Conheça a cidade de Niterói

Distante 14 quilômetros do Rio de Janeiro, Niterói é destino fácil para quem chega a esta que é uma das principais portas de entrada do Brasil. A localização geográfica, no entanto, não é o único trunfo do município quando o assunto é o turismo. Entre montanhas e o mar, a cidade conta paisagens exuberantes e mais de 50% de seu território preservado.

Neste cenário, possui mais de 45 trilhas, a maioria localizada em unidades de conservação, como o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e a Reserva Ecológica Darcy Ribeiro. Há opções para trekking, escalada, mountain bike e para prática da educação ambiental. A cidade também conta com rotas acessíveis no PARNIT,pilar formador da maior trilha do Brasil.

Ciente das oportunidades inseridas neste contexto, a Prefeitura de Niterói tem um olhar especial voltado para suas trilhas. Em 2018, em parceria com o município de Maricá, o Município criou a Rota Charles Darwin, que conecta unidades de conservação (PARNIT e PESET) e atrativos de grande relevância (Museu de Arte Contemporânea, Ilha da Boa Viagem, entre outros). São 28km em Niterói e 70 km no total.

Em 2020, foi instituído o Sistema de Sinalização de Trilhas de Niterói (NitTrilhas) para auxiliar a orientação dos usuários nos trajetos. No mesmo ano, foi lançado o Guia de Trilhas de Niterói, produto que contempla 45 trilhas, classificadas de acordo com a metodologia Femerj. A ferramenta está disponível nas versões impressa e online, em que o usuário tem informações georreferenciadas que potencializam o uso público das áreas protegidas da cidade.

Faça o download do Guia de Trilha de Niterói ou navegue na versão Online.
Para planejar a sua hospedagem acesse o site: http://visit.niteroi.br

A Rede Brasileira de Trilhas

A Rede Brasileira de Trilhas é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, que, em cooperação com entes governamentais das esferas federal, estaduais e municipais, implementa trilhas no Brasil em apoio à política pública REDE NACIONAL DE TRILHAS, estabelecida por Portaria Interministerial pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo em parceria com o ICMBio. 

Hoje as trilhas da Rede somam mais de cinco mil quilômetros em 26 estados e no Distrito Federal. A REDE tem por objetivo de longo prazo ligar todas as unidades de conservação e outras áreas protegidas e relevantes para a conservação no Brasil por meio de trilhas que estejam dentro de corredores vegetados, que também sirvam como conectores de paisagem.

A REDE tem por princípio três pilares básicos: (1) Conservação, (2) recreação e saúde e (3) geração de emprego e renda no meio rural. Nossa meta é implementar trilhas sustentáveis, que gerem renda, proporcionem muita satisfação e acesso a um estilo de vida saudável e sirvam de ferramenta para a conservação da natureza e, assim, almejamos ser uma referência mundial no “conhecer para conservar”.

No processo, as pegadas amarelas e pretas, que são a sinalização padronizada regulamentada pelo Ministério do Meio Ambiente, estão consolidando uma identidade visual “Trilhas do Brasil” que já começa a ser reconhecida internacionalmente como uma marca que representa o país.

Endereço

Caminho Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói - CEP: 24020011, Brasil

REGULAMENTO VOLUNTARIADO

Nossa base é feita de voluntários e nos eventos 2° Congresso Brasileiro de Trilhas e 1° Seminário Técnico-Científico da Rede Brasileira de Trilhas não seria diferente!

- O Seminário ocorrerá no dia 20 de setembro de 2023 no Caminho Niemeyer, Niterói/RJ.
- O Congresso ocorrerá no período de 20 a 24 de setembro de 2023 no Caminho Niemeyer, Niterói/RJ.


1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

1.1. Este regulamento tem por objetivo regular e divulgar as condições e os procedimentos para a inscrição de voluntários, chamados de membros de apoio, para atuarem na organização do evento “2° Congresso Brasileiro de Trilhas” e no “1° Seminário Técnico-Científico da Rede Brasileira de Trilhas”.

1.2. O trabalho presencial voluntário ocorrerá no período de 20/09/2023 a 23/09/2023 no Caminho Niemeyer, Niterói/RJ.

1.2.1. Em caso de necessidades, o trabalho virtual voluntário poderá ocorrer antes do início do evento em referência. Neste caso, a Diretoria de Comunicação da REDE entrará em contato por e-mail ou Whatsapp para realizar tais atividades para o referido evento.

1.2.2. Está previsto o dia 14/09/2023 para a reunião virtual da organização com todos os voluntários selecionados, cujos detalhes serão informados por e-mail.

1.3. O candidato deverá ler atentamente as orientações contidas neste regulamento, a fim de verificar se atende à totalidade das condições e requisitos para exercer a eventual função, sendo de sua exclusiva responsabilidade a observância dos prazos e o correto preenchimento da documentação solicitada, caso contrário o candidato será inabilitado no processo seletivo.

1.4. O disposto neste regulamento segue as diretrizes e os termos da Lei do Voluntariado – Lei Federal 9.608/1998, que você pode acessar aqui: https://bit.ly/leifederalvoluntariado9608de1998



2. ATIVIDADES E PRÉ-REQUISITOS 

2.1. De acordo com as necessidades, os voluntários selecionados deverão atuar nas atividades listadas previstas a seguir: 

  1. Apoio ao credenciamento e orientação: atender os participantes e espectadores em relação aos locais e horários de palestras e oficinas do Congresso e do Seminário; dias 20, 21, 22, e 23 de setembro de 2023 das 8h às 13h ou das 13h às 18h.
  2. Apoio aos auditórios: atender os participantes com apoio às apresentações, organização de cadeiras no palco entre uma programação e outra, etc.; dias 20, 21, 22, e 23 de setembro de 2023 das 8h às 13h ou das 13h às 18h.
  3. Apoio à Comunicação e Organização: auxiliar a organização em relação à produção de mídias, bem como na organização de atividades durante o evento; dias 20, 21, 22, e 23 de setembro de 2023 das 8h às 13h ou das 13h às 18h.

2.2. Para participar, se faz necessário atender aos seguintes critérios: 

  1. Ter no mínimo 18 anos de idade (não há limite máximo de idade para participar); 
  2. Ter disponibilidade para atuar por no mínimo um período, entre os dias 23/05/2022 a 28/05/2022, em turno aproximado de 05 (cinco) horas diárias, respeitando os horários requisitados; Preferência para quem puder participar da mesma atividade por mais dias.
  3. Ter boa desenvoltura e ser comunicativo; 
  4. Ter comprometimento com o voluntariado.


Como participar:

✓ Decida em qual das atividades, dias e horários poderá contribuir com o 2° Congresso Brasileiro de Trilhas e o 1° Seminário Técnico-Científico da Rede Brasileira de Trilhas.

✓ Preencha o formulário de inscrição, disponível em: https://bit.ly/VOLUNTARIO2CBT

✓ Prazo final: até o dia 10 de Setembro de 2023.


Retorno da participação:

✓ Certificado de horas de trabalho voluntário nos eventos 2° Congresso Brasileiro de Trilhas e o 1° Seminário Técnico-Científico da Rede Brasileira de Trilhas
✓ Experiência e networking;

Dúvidas e Informações:
✓ Contato: redetrilhasbrasil@gmail.com


Obs.: o evento em referência não custeará transporte e/ou alimentação para os voluntários.

REALIZAÇÃO

Image
ptzh-CNenfrdeitjarues