Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Caminhos do Rio Negro
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Manaus/AM
Fim da Trilha
Barcelos/AM
Ponto Culminante
Modal(is)
Caminhada, Aquático
Biomas
Amazônia
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
O desenho da pegada remete ao logo do Mosaico do Baixo Rio Negro, que tem como sua figura central a tartaruga-da-Amazônia, um importante símbolo da região. Foi aprovada pelo conselho do Mosaico no dia 25 de outubro de 2018.
Autor da Pegada
Josangela da Silva Jesus (idealizadora), Ângela Furuya Pacheco Midori (desenhista) e Sílvio Eduardo Lima Sarmento (design finalizador)
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Caminhos do Rio Negro
Estruturação da Trilha
Associação gestora da trilha

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Cidades históricas, Gruta, Igarapés, Mirante, Observação astronômicas, Observação de aves, Observação de fauna, Praia
Outros Atrativos
Petróglifos, observação da fauna (botos e aves, principalmente).

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
630
Distância Implementada (km)
630
Duração (dias)
30
Altitude Máxima (m)
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)

Mídias sociais:

Facebook
Caminhos do Rio Negro
Instagram
caminhosdorionegro
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Josângela da Silva Jesus
Telefone do contato principal
(92) 3365.1345
Endereço de e-mail do contato principal
josangela.jesus@icmbio.gov.br
Site
Email corporativo da trilha
caminhosdorionegro@gmail.com
Endereço
ICMBio Novo Airão: Rua Antenor Carlos Frederico, 69 - Novo Airão - Amazonas - CEP: 69.730-000
Outros Contatos

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
O Caminhos do Rio Negro é uma trilha de longo curso, com aproximadamente 630 quilômetros de extensão, entre trilhas de terra firme e trilhas aquáticas, que percorrem unidades de conservação do Mosaico do Baixo Rio Negro - MBRN, pelos municípios de Manaus, Iranduba, Novo Airão e Barcelos, no Amazonas.
Além das trilhas terrestres e aquáticas, também temos as trilhas aquáticas de conexão, que interligam as demais trilhas, mas que normalmente são percorridas com embarcação motorizada, o que não exclui a possibilidade de ser feita por embarcação não motorizada.
Informações Gerais
Os Caminhos do Rio Negro são compostos por trilhas terrestres e aquáticas.
Sobre as trilhas terrestres, vão desde pequenas trilhas de 400 metros a travessias de 60km que demandam até 4 dias, passando por ambientes que oferecem desafios para transpor ambientes encharcados, com acampamentos rústicos e uma natureza primitiva. As trilhas possuem baixa variação de altitude.
Essas trilhas são conectadas uma às outras por trilhas aquáticas, que podem ser percorridas por embarcação motorizada e não motorizada. Várias trilhas aquáticas passam por dentro do igapó (floresta inundada) e interligam atrativos como as praias e petróglifos da região.
Existe um potencial muito grande para o desenvolvimento de expedições de caiaque pelos Caminhos do Rio Negro. Esse potencial já vem sendo explorado por alguns aventureiros em seus caiaques.
Como existe possibilidade de uso de veículos de diferentes potências, o número de dias é uma estimativa, podendo os Caminhos serem feitos em mais ou menos dias.
Para percorrer as trilhas localizadas dentro do território do Parque Nacional do Jaú e Rio Unini necessita autorização de entrada, que podem ser conseguida, gratuitamente, através do e-mail parnajau@icmbio.gov.br. Da mesma forma, para percorrer a Trilha Terrestre do Apuaú, no Parque Nacional de Anavilhanas, que pode ser solicitada pelo e-mail pna@icmbio.gov.br.
Como Chegar
A partir de Manaus ou Novo Airão, no Amazonas.
Histórico
Curiosidades
A partir da experiência da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, foi levada a proposta de criação dos Caminhos do Rio Negro para o Conselho Consultivo do Mosaico, do qual fazem parte gestores das unidades de conservação, pesquisadores, ONGs atuantes na região, representantes de operadores e condutores de visitantes, moradores.
Essas unidades de conservação juntas protegem um território de mais de 7 milhões de hectares.
O Rio Negro varia aproxidamente 13 metros entre a cheia e a seca, apresentando ambientes bem diferentes nas duas épocas. Na cheia, que vai mais ou menos de março a agosto, é possível percorrer as trilhas entre os igapós. Durante a seca, que vai de setembro a fevereiro, são revelados belos pedrais, muitos deles com petróglifos pré-coloniais, corredeiras e extensas praias, que contrastam com a cor escura das águas.
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por ano
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
4
Listagem municípios
Manaus/AM, Iranduba/AM, Novo Airão/AM, Barcelos/AM.
Listagem Unidades Federativas
Amazonas - AM
QTD UCs que a trilha conecta
9
Listagem Unidades de Conservação
Parque Nacional de Anavilhanas, Parque Nacional do Jaú, Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Estadual do Rio Negro Setor Norte, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista, Área de Proteção Ambiental da Margem Direita do Rio Negro - Setor Puduari/Solimões, Parque Municipal da Cacimba.
Os Caminhos do Rio Negro ainda estão em consolidação, de forma que outras trilhas ainda serão incluídas no mapa, quando for possível o diagnóstico, manejo e sinalização das mesma, inclusive nas demais UCs do Mosaico do Baixo Rio Negro que não estão citadas acima.

Outros:

Endereço My Maps
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=16vHUj2eFTUuKB-NxYBWgsEB9QPBUpCgA&usp=sharing
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/1bH6hK3DUfVangwA8vuooP5IW6hIQVCfE?usp=sharing

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues