Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Trilha Verde da Maria Fumaça
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Diamantina, MG
Fim da Trilha
Monjolos, MG
Ponto Culminante
Modal(is)
Caminhada, Bike, Rotas Peregrinas, Equestre
Biomas
Cerrado, Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A pegada tem sua base ilustrativa na frente de uma máquina ferroviária a vapor antigamente conhecida como Maria Fumaça
Autor da Pegada
Alex Mendes Santos
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Transespinhaço, MG
Estruturação da Trilha
Pode ser dividida em 4 trechos distintos: (Diamantina – Barão (26,9 km), Barão – Conselheiro Mata (36,29 km), Conselheiro – Rodeador 15,8 km) e Rodeador – Monjolos (12,7 km). Os trechos foram divididos levando em consideração os municípios e distritos em que os visitantes podem encontrar estruturas de apoio.
Associação gestora da trilha
Caminhos da Serra Ambiente Educação e Cidadania

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Cânions, Cidades históricas, Eventos tradicionais, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Gruta, Mirante, Museu, Observação de aves
Outros Atrativos
Sítios pré-históricos, comunidades espiritualistas.

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
92 km
Distância Implementada (km)
92 km
Duração (dias)
03 dias
Altitude Máxima (m)
1470m
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)

Mídias sociais:

Facebook
Trilha Verde da Maria Fumaça
Instagram
@trilhaverdemariafumaça
Youtube
Twitter
WhatsApp
038 - 999772020
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Alex Mendes Santos
Telefone do contato principal
38999305944
Endereço de e-mail do contato principal
alexambiente@gmail.com
Site
Email corporativo da trilha
caminhosdaserragouveia@gmail.com
Endereço
Alameda Souza Lima, 1624, bairro Capelinha, Gouveia, MG
Outros Contatos
038 - 999772020 - Diná

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
A Trilha Verde da Maria Fumaça é parte dos 157 km da antiga estrada de ferro, do ramal ferroviário que ligou Diamantina a Corinto, no estado de Minas Gerais, que foi desativado em 1973.
A construção do Ramal ferroviário iniciou em 1910 e foi inaugurado em 1914. Foi a maior altitude em que percorreu uma máquina a vapor, a Maria Fumaça.
A altitude máxima é de 1470m e a mínima de 531m, tendo um desnível máximo de 3% o que foi uma espetacular obra de engenharia e arquitetura.
Pontes, pontilhões de ferro, galerias de cantaria, estações e casas de operários formam o acervo patrimonial de estilo inglês.
Por falta de incentivos políticos e econômicos e pela crescente demanda pelo transporte rodoviário e aéreo o ramal foi desativado em 1973, criando graves problemas culturais, sociais e econômicos às comunidades que viviam em função da via ferroviária.
Em 2000 a ONG Caminhos da Serra fez sua primeira expedição para conhecimento da tão bela obra ferroviária e percebeu a necessidade da preservação e conservação do conjunto patrimonial, do meio ambiente e da história e cultura, propondo a transformação do ramal ferroviário em uma via ecoturística para caminhantes e ciclistas.
A trilha está inserida em dois biomas o cerrado/campo rupestre e o Mata Atlântica/Mata seca, com belas cachoeiras, rios, serras, comunidades espiritualistas, sítios arqueológicos, cavernas, estações ferroviárias, galerias de cantaria.
Informações Gerais
O turista pode fazer a Trilha de forma autoguiada ou com a contratação de guia. Pode iniciar por Diamantina com a maior altitude ou por Monjolos de menor altitude. Pode se chegar às cidades de veículo ou com ônibus intermunicipal. Alguns trechos da trilha não têm sinal de telefonia celular. A cada 16 Km aproximadamente você passará por uma comunidade de porte pequeno ou média. A trilha não está completamente sinalizada, mas você pode baixar os arquivos Kml ou Kmz. Nesta comunidades você encontrará apoio para alimentação e hospedagem, em algumas delas apenas camping. O período mais seco é de abril a setembro e o período úmido de outubro a março. É proibido o uso de veículos motorizados na trilha e em vários trechos são áreas remotas.
Como Chegar
Os acessos são pelos municípios de Monjolos, Gouveia e Diamantina em Minas Gerais.
Histórico
O Ramal Corinto – Diamantina foi criado no governo Nilo Peçanha, pelo decreto nº 7.455, de 08 de junho de 1909. As obras da linha que se iniciaram em 1910 perduraram por 04 anos diante das mais diversas dificuldades, onde pode ser ressaltada as elevadas altitudes do trajeto, que em certos pontos atinge até 1300m. A linha inaugurada em 1914, não possuía túneis. A alternativa foi a abertura de cortes e curvas de nível, contornando as montanhas. Diversas pontes de metal com estrutura sobre pedras foram construídas, atravessando o rio das velhas, pardo e pardinho. O comprimento total do ramal somava 147,5 km. O ramal Corinto – Diamantina tornou-se antieconômico no início dos anos 60 e em 1973 foi extinto pela EFCB, deixando na região um rastro de lembranças e saudade (MOREIRA, R.A. 2018).
Curiosidades
Estruturas de arquitetura inglesa, comunidades religiosas e espiritualisticas ao longo do percurso, cidade histórica e patrimônio cultural de Diamantina com suas construções coloniais, culinária típica mineira com produções de queijo, vinho e cervejas artesanais, águas em abundância, flora do cerrado, sítios arqueológicos datados de 5000 anos, comunidades rurais acolhedoras.
Slogan da trilha
Trilha Verde da Maria Fumaça, águas, serras, cultura, história e lazer.
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Ainda não foi realizado
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
04 municipios
Listagem municípios
Diamantina, Datas, Gouveia, Monjolos.
Listagem Unidades Federativas
Minas Gerais - MG
QTD UCs que a trilha conecta
02
Listagem Unidades de Conservação
APAM Barão e Capivara em Gouveia/MG e APAM Monjolos em Monjolos/MG. Faz limites próximos com o Parque Estadual do Biribiri em Diamantina e o Parque Nacional das Sempre Vivas em Diamantina.

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/1kMerKPOEq12BK8EmSkB6s7eVR4GUDQbV

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues