Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Caminhos do Peruaçu
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Fim da Trilha
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Ponto Culminante
Modal(is)
Caminhada
Biomas
Caatinga, Cerrado
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
Para compor a imagem da pegada “Caminhos do Peruaçu” foram selecionados as figuras da Garça e o Milho que estão presentes nas pinturas rupestres espalhados pelos sítios arqueológicos da APA e PARNA Cavernas do Peruaçu.
Autor da Pegada
Lia Rezende (Voluntária da APA/PARNA Cavernas do Peruaçu)
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Velho Chico
Estruturação da Trilha
9 trilhas
Associação gestora da trilha

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Cânions, Experiências gastronômicas, Gruta, Mirante, Observação de aves, Observação de fauna
Outros Atrativos
Aspectos arqueológicos, Comunidades tradicionais, Formações geológicas

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
23,1
Distância Implementada (km)
23,1
Duração (dias)
4
Altitude Máxima (m)
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)

Mídias sociais:

Facebook
https://www.facebook.com/TrilhaDoArcoDoAndre/
Instagram
https://www.instagram.com/cavernasdoperuacu/
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Dayanne Ferreira dos Santos Sirqueira
Telefone do contato principal
(38) 3623-1038 / 3623-1039
Endereço de e-mail do contato principal
cavernas.peruacu@icmbio.gov.br
Site
https://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/8642-o-parque-nacional-cavernas-do-peruacu
Email corporativo da trilha
cavernas.peruacu@icmbio.gov.br
Endereço
BR 135, km 155, Comunidade do Fabião I, Januária – MG
Outros Contatos

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
Caminho da Gruta do Janelão

A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas. O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.

- Distância: 4,8 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 5h30 (ida e volta).
- Nível de dificuldade: semipesado.
- Atrativos: caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem.

Trilha do Arco do André

A trilha do Arco do André, conta com mirantes naturais únicos, sendo dois deles o Mirante das Cinco Torres e do Mundo Inteiro, cavernas monumentais como a Caverna do Arco do Andre, Troncos e Cascudos, aonde nas duas últimas o Rio Peruaçu passa por dentro, complementando o cenário único formado pela beleza das rochas carbonáticas de calcário e pelo rio criando o espelho d´água com a corde tom verde esmeralda.

O roteiro do Arco do André tem o propósito mais aventureiro, onde os visitantes poderão ter contato direto com o bioma Cerrado e Caatinga, com o carste e centenas de espécies de plantas com grande potencial medicinal e alimentar e animais que só existem na região, sendo que muitos deles estão na lista de espécie da fauna ameaçadas de extinção.

As subidas e descidas íngremes dos terrenos acidentados em alguns trechos do percurso exigem esforço e um maior nível de condicionamento físico – diferentemente dos outros atrativos do parque. Além disso, a trilha tem como característica a baixa intervenção e rusticidade

- Distância aproximada: 8 km (ida e volta);
- Tempo estimado: 7h (ida e volta).
- Nível de dificuldade: semipesado.
- Atrativos: caverna, monumentos geológicos, sítios arqueológicos e observação da paisagem.

Caminho da Lapa Bonita e Lapa do Índio

A Lapa Bonita é uma das mais belas e ornamentadas grutas do Parque. Possui salões e galerias repletos de espeleotemas, além do salão coberto por sedimentos avermelhados, chamado de Salão Vermelho. A Lapa do Índio possui registros arqueológicos com painéis de pinturas rupestres que cobrem paredes inteiras e até mesmo o teto. Da Lapa do Índio também é possível apreciar o Mirante do Índio, em que se pode ver a abertura da Gruta do Janelão e toda a área do Centro de Visitantes Janelão.

- Distância: 1,5 metros (ida e volta).
- Tempo estimado: 2h20min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: leve

Caminho da Lapa do Boquete

Na Lapa do Boquete encontra-se um dos principais e mais estudados sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde foram encontrados alguns sepultamentos e é possível verificar a presença de um silo pré histórico - estrutura de armazenamento de alimentos.

- Distância: 1.2 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 1h30 min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: leve
- Atrativos: lapas, pinturas rupestres, escavações arqueológicas e observação da paisagem.

Caminho da Lapa dos Desenhos

Paredão com arte rupestre na Lapa dos Desenhos (Foto: Arquivo ICMBio)Os recursos naturais do Vale do Peruaçu possibilitaram a produção de diferentes pigmentos e a realização de pinturas em alturas consideráveis. Na lapa dos Desenhos, pode ser observada toda a riqueza das pinturas rupestres do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, tanto em diferentes estilos quanto em técnicas. A trilha margeia o rio Peruaçu ao longo de uma exuberante mata de galeria, até o ponto onde esta dá espaço à mata seca.

- Distância: 2.6 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 2h20 min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: leve.
- Atrativos: paredões com pinturas rupestres, mata de galeria e mata seca.

Caminho da Lapa do Rezar

A Lapa do Rezar reúne toda a grandiosidade do cânion do rio Peruaçu à riqueza da arte rupestre pré-histórica. Abriga um sítio rupestre com pinturas e gravuras bem conservadas. Destacam-se também as dimensões do seu salão de entrada, que alcança 90 metros de largura e mais de 40 metros de altura, além da variedade e exuberância dos espeleotemas. Trata-se de um dos atrativos que mais exige esforço físico, com mais de 500 degraus, mas a chegada é recompensadora.

- Distância: 2.4 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 3h30min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: pesado.
- Atrativos: história regional, mata seca, mata de galeria, sítio arqueológico, paredões com pinturas rupestres, caverna escura e espeleotemas.

Caminhos da Lapa do Caboclo e Carlúcio

O paredão de pinturas rupestres da Lapa do Caboclo possui uma grande concentração de pinturas do estilo Caboclo, que foram descobertas pela primeira vez neste local e que são exclusivas do Vale do Peruaçu. No Caminho da Lapa do Carlúcio, o visitante encontrará mirantes onde é possível observar as variações da mata seca em diferentes épocas do ano, os cactos e a vegetação rupestre. A trilha segue pela mata de galeria até o início da gruta do Carlúcio, onde circunda as rochas provenientes do desabamento do teto da caverna.

- Distância: 2,6 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 3h50 min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: moderado.
- Atrativos: história regional, paredões com pinturas rupestres e gruta.
Informações Gerais
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu pode ser visitado durante o ano todo, onde é possível perceber o contraste das suas duas estações que são bem definidas, mas que têm algumas nuance entre elas:

As melhores épocas do ano para visitação:
- De Novembro a Abril: época das chuvas, o verde predomina na paisagem.
- De Maio a Outubro: época da seca, a floresta perde completamente suas folhas e a paisagem fica bastante acinzentada.

O clima é bastante quente durante todo o ano, ultrapassando os 40ºC com facilidade na primavera e verão, sendo que a umidade é bastante baixa no período da seca, sendo comum a ocorrência de incêndios florestais na região.

IMPORTANTE:

Para conhecer o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é obrigatório a contratação do condutor ambiental que pode conduzir grupos de até 8 pessoas, com exceção da Lapa Bonita que é permitido apenas 5 visitantes e o Arco do André que é 4
Todas as visitas ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu devem ser previamente agendadas pelosvisitantes ou o condutor ambiental na Unidade de Conservação, onde será verificada a disponibilidade da data e em seguida aentregado formulário de solicitação do agendamento preenchido.


Importante: o contato, agendamento e negociação de valores com o condutor ambiental devem ser feito pelo próprio visitante antes da visita.

Para o acesso a lista completa dos condutores ambientais credenciados junto a Unidade de Conservaçãopodeser solicitada através do e-mail: cavernas.peruacu@icmbio.gov.br



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a domingo, de 08hàs18 horas, sendo que a entrada nos atrativos é permitida até às 15 horas. Exceto para o Arco da André, que é 11:00.

REGISTRO DE ENTRADA:

Antes de iniciar a visita é obrigatório o visitante e o condutor se identificar e assinar o Termo de Conhecimento das normas e riscos no Centro de Visitantes do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no Fabião I.
Como Chegar
A entrada do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está localizado no Fabião I que fica na margem da rodovia a 40 km da cidade de Januária e 16 km de Itacarambi.


O acesso até a Unidade de Conservação pode ser realizado de ônibus ou carro/moto, sendo que para chegar até os atrativos do Parque é necessário veículo motorizado, próprio ou alugado.

- De avião
O aeroporto mais próximo é o da cidade de Montes Claros, que fica a 200 km da entrada do Parque. Há voos regulares partindo das principais capitais do Brasil como Rio de Janeiro e São Paulo paraMontes Claros, a partir de lá, é necessárioo deslocamento até o Fabião I que pode ser feito de ônibus até a cidade de Januária ou Itacarambi.


- De ônibus
É possível chegar a Januária ou Itacarambi, vindo de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte ou Montes Claros.

Para o acesso a entrada do parque tanto para quem optar pela cidade de Januária ou Itacarambi é preciso se deslocar até o Fabião I. O trajeto pode ser feito através do ônibus municipal que passa pelas duas cidades, solicite ao motorista o desembarque no “Trevo do Fabião”.


- De carro
A sede do Parque fica na comunidade do Fabião I, a 40 km de Januária e 16 km de Itacarambia entrada fica às margens da BR 135 no km 155.
Histórico
O “Caminhos do Peruaçu”é uma Trilha de Longo Curso (TLC) com um total de 23,1 km na qual conecta os 11 atrativos abertos a visitação pública do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu na Rede de Trilhas.

Durante o trajeto é possível observar um dos poucos lugares do mundo que possuí na sua formação cânions, cavernas, pinturas rupestres e mirantes.
Curiosidades
Na Lapa do Boquete encontra-se um dos principais e mais estudados sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde foram encontrados alguns sepultamentos e é possível verificar a presença de um silo pré-histórico - estrutura de armazenamento de alimentos.

O Arco do André é gigantesco. Possui 150 metros o que equivale a um prédio de 35 andares. Leva esse nome, pois foi encontrado por um vaqueiro chamado André.

No Janelão é possível ver a Perna da Bailarina, considerada a maior estalactite do mundo, com cerca de 28 metros de altura e uma clara bóia em formato de coração.

No território da APA Cavernas do Peruaçu Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas do Vale do Peruaçu Ltda (Cooperuaçu), que se articula para coletar os frutos do cerrado produzindo polpas de frutas congeladas, polpa de pequi em conserva, creme de pequi, óleo de pequi, molho de pequi com pimenta e sem pimenta, farofa de pequi, castanha de pequi, farinha de jatobá, farinha de mandioca, geleia e compota de umbu, geléia de cagaita e doce de araticum e muito mais.
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
https://www.youtube.com/watch?v=9GMSCYisnIs
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
2
Listagem municípios
Januária, Itacarambi e São João das Missões
Listagem Unidades Federativas
Minas Gerais - MG
QTD UCs que a trilha conecta
2
Listagem Unidades de Conservação
Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu e APA Cavernas do Peruaçu

Outros:

Endereço My Maps
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1o2TyCuJyP7xQerFKmwa-x4tjlb9eX8za&usp=sharing
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/1i-HbfgtiAIt2OWW3C5g2adAnB2hsuCfO?usp=sharing

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues