Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Trilha de Itaúnas
Tipo da Trilha
Trilha Local
Início da Trilha
Bairro Maria Manteiga, Conceição da Barra
Fim da Trilha
Praia de Riacho Doce, Conceição da Barra
Ponto Culminante
Dunas de Itaúnas
Modal(is)
Caminhada, Bike
Biomas
Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A pegada foi elaborada a partir de um processo participativo que determinou os principais atributos encontrados ao longo de seu percurso: o rio Itaúnas, que margeia parte da trilha; uma árvore de mangue, representando o manguezal e a restinga; a silhueta das dunas de Itaúnas, principal atrativo turístico da região; e um sol estilizado como roda de bicicleta, ilustrando o belo pôr-do-sol visto das dunas e remetendo à atividade de mountain-bike, muito comum nas trilhas da região.
Autor da Pegada
Juliana Coura Rocha
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Trilha Oiapoque ao Chuí
Estruturação da Trilha
Associação gestora da trilha

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Eventos tradicionais, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Mirante, Museu, Observação de aves, Observação de fauna, Praia
Outros Atrativos
Dunas, comunidades tradicionais

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
28,4 km
Distância Implementada (km)
18,2 km
Duração (dias)
1 a 3
Altitude Máxima (m)
19 m
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)

Mídias sociais:

Facebook
parque_estadual_de_itaunas
Instagram
parque_estadual_de_itaunas
Youtube
Twitter
WhatsApp
27 99727-6295
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Gustavo Adolfo Braga da Rosa
Telefone do contato principal
2737633713
Endereço de e-mail do contato principal
gustavo.rosa@iema.es.gov.br
Site
www.iema.es.gov.br/pei
Email corporativo da trilha
parquedeitaunas@gmai.com
Endereço
Av. Bento Daher s/n, Vila de Itaúnas, Conceição da Barra, ES.
Outros Contatos

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
A Trilha de Itaúnas é uma trilha de 28,4 km na região costeira do nordeste do Espírito Santo. A maior parte da trilha encontra-se na área do Parque Estadual de Itaúnas, passando por áreas de floresta de restinga, restinga arbustiva e herbácea, dunas, pelas margens do manguezal e do rio Itaúnas, e pelas praias de Itaúnas e Riacho Doce.

A Trilha de Itaúnas possui orientação sul-norte ao longo da costa, com início na sede do município de Conceição da Barra e final na praia do Riacho Doce, divisa com o Estado da Bahia.

Passando por belas paisagens, sítios históricos e comunidades tradicionais, numa região que abriga um rico patrimônio histórico-cultural, a Trilha de Itaúnas vem se consolidando como um dos mais importantes atrativos turísticos do norte capixaba.
Informações Gerais
A Trilha de Itaúnas possui 28,4 km divididos em dois trechos: o Trecho Sul, com 18,2 km, entre a sede de Conceição da Barra e a Vila de Itaúnas; e o Trecho Norte, com aproximadamente 10,2 km, entre a Vila de Itaúnas e a praia do Riacho Doce.

Atualmente, somente o Trecho Sul da trilha encontra-se sinalizado, podendo ser percorrido a pé ou de bicicleta. Seu grau de dificuldade é moderado, podendo ser percorrida com ou sem guias/condutores locais.

O Trecho Sul da trilha não possui pontos de apoio para pernoite, compra de alimentos e bebidas. O visitante deve trazer água e alimentos leves para seu consumo.
Como Chegar
Conceição da Barra (ES) está 254 km a norte da capital do Estado, Vitória. O acesso à cidade se dá pela rodovia BR 101. Você pode iniciar a trilha a partir da sede do Município de Conceição da Barra, no bairro Maria Manteiga, e percorrê-la até a Vila de Itaúnas (Trecho Sul). Para isso, na entrada do município, pela Rodovia Adolpho Serra, ao passar pelo Portal da cidade (Portal da Barra), entre na 2a via à esquerda (não pavimentada) e ande 350 metros até a entrada da trilha.

Se preferir fazer o caminho inverso, inicie a trilha na Vila de Itaúnas, que se encontra a 27 Km da sede do município. A entrada da trilha encontra-se nos fundos da área de esportes da vila (quadra poliesportiva e campo de areia).
Histórico
A Trilha de Itaúnas é um caminho ancestral, utilizado por moradores da região muito antes da existência de estradas e veículos motorizados. Servia de ligação entre a sede do município de Conceição da Barra e o vilarejo de Itaúnas, fundado em meados do século XVIII. Antes ainda, a trilha possivelmente foi utilizada por indígenas da região, conforme apontam estudos arqueológicos já realizados em Itaúnas.

Nas últimas décadas, parte da trilha continuou sendo utilizada para o deslocamento de moradores das comunidades tradicionais da região, quilombolas, pescadores, catadores de caranguejo, dentre outros. Na atualidade, os principais usuários da trilha são caminhantes e ciclistas da região ou turistas que visitam Conceição da Barra e a Vila de Itaúnas.
Curiosidades
A trilha passa por importantes sítios históricos e culturais. O principal deles está nas dunas de Itaúnas. A antiga Vila de Itaúnas, com cerca de 400 moradores, foi soterrada pela movimentação de dunas neste local, entre as décadas de 1940 e 1970. Ali hoje restam somente ruínas da antiga igreja e do cemitério, e diversos sítios arqueológicos. Após o soterramento, a vila mudou de local, para a margem oposta do rio Itaúnas, e suas dunas se tornaram um dos principais pontos turísticos da região, por sua beleza cênica e por sua história singular.

Itaúnas abriga dois eventos culturais de grande importância e beleza: o Festival Nacional de Forró, em julho; e a Festa de São Benedito e São Sebastião, em janeiro, com diversas manifestações culturais: Ticumbi, Reis de Bois, Jongo, Alardo, Capoeira e Pastorinhas.
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por mês
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
1
Listagem municípios
Conceição da Barra
Listagem Unidades Federativas
Espírito Santo - ES
QTD UCs que a trilha conecta
1
Listagem Unidades de Conservação
Parque Estadual de Itaúnas

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/1M2IMMLx7-lsK3LAT3uyn0_b0TIWhSCox?usp=sharing

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues