Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Trilha da Onça
Tipo da Trilha
Trilha Local
Início da Trilha
Parque Nacional do Iguaçu
Fim da Trilha
Parque Nacional do Iguaçu
Ponto Culminante
Modal(is)
Caminhada, Bike
Biomas
Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A pegada remete a Onça-pintada maior felino das américas e às Cataratas do Iguaçu.
Autor da Pegada
Hugo de Castro
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Caminhos do Peabiru
Estruturação da Trilha
Associação gestora da trilha
Time Panthera

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Experiências rurais, Observação de aves, Observação de fauna
Outros Atrativos

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
30,9
Distância Implementada (km)
30,9
Duração (dias)
1
Altitude Máxima (m)
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)

Mídias sociais:

Facebook
https://www.facebook.com/trilhadaoncapni
Instagram
https://www.instagram.com/trilha_onca/?hl=pt-br
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Mauri Zardim
Telefone do contato principal
45 99124-2344
Endereço de e-mail do contato principal
maurizardim@icloud.com
Site
Email corporativo da trilha
maurizardim@icloud.com
Endereço
Parque Nacional do Iguaçu, Linha bellon, Serranópolis do Iguaçu, Paraná.
Outros Contatos
Katia Zardim 45 99133-6235

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
A Trilha da Onça é destinada a atividades de ciclismo e caminhada. Fica localizada ao longo do antigo percurso da Estrada Velha de Guarapuava e passa predominantemente ao longo da borda do Parque Nacional do Iguaçu com alguns trechos em seu interior. Além da exuberante mata atlântica, possui travessias por córregos e riachos. Sua finalidade principal, além do ciclismo e caminhada, é a educação ambiental focada na importância da preservação da Onça Pintada.

Ao longo do percurso é possível vivenciar experiências do turismo rural local, passando inclusive por uma produção de morangos orgânicos e por uma vinícola. Em outubro acontece também o festival “Onças e Morangos”.

A trilha é mantida pelos voluntários do Time Panthera, grupo de colaboradores identificados pelo projeto Onças do Iguaçu durante as atividades realizadas nos municípios lindeiros com o objetivo de envolver a comunidade do entorno do Parque Nacional do Iguaçu na conservação da Onça-pintada. Os integrantes passam por um curso de capacitação ministrado pela equipe do projeto e por pesquisadores convidados. A formação envolve conhecimento sobre onças, predação, segurança, forma de se comportar com a comunidade, coleta e análise dos dados, proteção e comunicação.
A Trilha da Onça é pública e está aberta para visitação em todos os dias da semana.

A Trilha da Onça conecta trilhas, caminhos e rotas importantes: a Trilha Caminhos do Peabiru, a Rota dos Pioneiros e a Rota Beira Parque. As duas primeiras são trilhas da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e a Rota Beira Parque é fruto da parceria e esforço conjunto dos 8 (oito) municípios Lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu, ITAIPU Binacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (ADETUR).
Informações Gerais
Voltado para o ciclismo, caminhadas e educação ambiental, a Trilha da Onça é desenvolvida dentro da filosofia do Programa “Nature for All” (Natureza para Todos), uma iniciativa global da IUCN para inspirar o amor pela natureza e destina-se a apoiar ações para a conservação da natureza, em especial a Onça-pintada, conscientizando e facilitando experiências e conexões com o mundo natural.
Como Chegar
Para percorrer a Trilha da Onça você deve ir a Serranópolis do Iguaçu. Há um circuito realizados pelos ciclistas locais e da região que passa pelas estradas rurais do município e que leva até a borda do Parque Nacional do Iguaçu. Alí você poderá acessar a Trilha da Onça e usufruir do melhor da natureza.
Histórico
A Trilha da Onça teve início de um modo muito especial. Sua história possui um vínculo muito forte com o Projeto Onças do Iguaçu. No local por onde passa a trilha já existia uma Trilha Ecológica inicialmente utilizada para caminhadas e mantida pela comunidade local. Em 2018 em evento de educação ambiental em parceria com o projeto e o Parque Nacional do Iguaçu os mantenedores batizaram a trilha de Trilha da Onça. Na ocasião, além dos ciclistas, participaram alunos da Escola Estadual João Manoel Mondrone de Medianeira. O nascimento da Trilha da Onça começou com uma atividade com os participantes daquele dia. Um momento de conexão com a natureza, com os presentes fechando os olhos, desacelerando e escutando os sons que são um presente da mata. Depois todos compartilharam quais sons puderam perceber. Foi escolhida uma “Árvore dos Desejos”, para a qual cada participante, de olhos fechados, fazia um pedido. Coisa linda foi o menino Matheus, deficiente visual que fez toda a trilha, se conectou com tudo ao seu redor e vivenciou a experiência com tanta intensidade que emocionou todo mundo, uma lição de doçura. Os professores da escola também adoraram a experiência e disseram que os alunos jamais esquecerão aquele dia. Pense numa lindeza essa tal de Trilha da Onça!
Mais recentemente, membros do Time Panthera participaram do Projeto para Elaboração do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Rio Paraná (PN Ilha Grande – PN Iguaçu) em que foram levantados os caminhos, trilhas e circuitos de ciclismo que poderão vir a conectar o Parque Nacional do Iguaçu ao Parque Nacional de Ilha Grande, chegando até o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
Curiosidades
No trecho novo da trilha da onça, que possui 1.500 metros, foram colocadas 13 placas e em cada uma delas contém pinturas maravilhosas realizadas por artistas do mundo inteiro que fazem parte do projeto artistas e biólogos unidos pela natureza e gentilmente cedidas ao projeto onças do Iguaçu, que por sua vez nos repassaram para fazer parte da educação ambiental em nossa trilha. São verdadeiras obras de arte que merecem ser contempladas. Cada pintura, fora as frases colocadas, tem à sua maneira, uma mensagem sobre a importância da preservação da espécie. Como diz uma das placas: é só ter olhos.

O Parque Nacional do Iguaçu, possui uma área de 185 mil hectares e em seu último censo, realizado em 2019, foi confirmada a existência de uma população de 28 onças-pintadas. Um censo feito em parceria entre Brasil e Argentina aponta que existem cerca de 105 onças-pintadas no chamado “corredor-verde” entre os dois países. Em 2016, eram 90 animais, ao todo. Juntos, os parques nacionais do Iguaçu, no Brasil, e do Iguazú, na Argentina, totalizam 600 mil hectares e formam a maior área protegida contínua no centro-sul do continente.
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
https://www.youtube.com/watch?v=wVEK4gBLoQ4
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
2
Listagem municípios
Serranópolis do Iguaçu e Medianeira
Listagem Unidades Federativas
Paraná - PR
QTD UCs que a trilha conecta
1
Listagem Unidades de Conservação
Parque Nacional do Iguaçu

Outros:

Endereço My Maps
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=176_F2t04FSQcWXpTorLxL-O7dlnlDKiU&usp=sharing
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues