Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Volta da Ilha Grande
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Vila do Abraão
Fim da Trilha
Vila do Abraão
Ponto Culminante
Modal(is)
Caminhada
Biomas
Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A pegada da Volta da Ilha Grande tem como símbolo principal o Pico do Papagaio (982m) e as ondas do mar que simbolizam a baía da Ilha Grande
Autor da Pegada
INEA
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Trilha do Oiapoque x Chui
Estruturação da Trilha
Acta, Associação de condutores e PEIG
Associação gestora da trilha
Associação de Condutores

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Experiências gastronômicas, Gruta, Mirante, Museu, Observação de aves, Observação de fauna, Pico, Praia
Outros Atrativos
Comunidades tradicionais

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
96
Distância Implementada (km)
7
Duração (dias)
entre 5 e 9
Altitude Máxima (m)
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)

Mídias sociais:

Facebook
Instagram
@volta.da.ilha.grande
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Cesar Americo
Telefone do contato principal
24998235767
Endereço de e-mail do contato principal
ecotripcostaverde@gmail.com
Site
Email corporativo da trilha
caminhosdacostaverde@gmail.com
Endereço
Outros Contatos

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
A trilha Possui cerca de 96km (apenas circuito principal) que podem ser concluídos em 5 ou até 9 dias (ou mais). A trilha que contorna toda ilha conecta praias e comunidades fazendo que vários pontos de apoio sejam encontrados pelo caminho. As comunidades descritas como pontos de apoio contam com hospedagem, local para alimentação, transporte marítimo e serviço de condução e resgate. A Volta da Ilha Grande permite caminhar entre 10km e 16km por dia e sem peso extra (barraca, isolante, comida etc) tornando o trekking um dos mais belos e com boa infraestrutura do país. A volta da Ilha Grande também pode ser percorrida durante o ano todo, sendo entre os meses de Maio e Setembro os melhores para quem prefere pouca chuva e temperatura mais amena. Outra característica da Volta da Ilha Grande é o PROTAGONISMO das comunidades locais. Ao realizar o trekking, o indivíduo colabora com o fortalecimento das comunidades locais gerando renda e trazendo o pertencimento e protagonismo aos atores locais.
Informações Gerais
Durante todo o percurso é possível encontrar pontos de apoio (hospedagens, alimentação, transporte, condução etc) fazendo da Volta da Ilha Grande um dos meo
melhores trekkings do Brasil para ser feito por quem gosta de boa infraestrutura
Como Chegar
A Ilha Grande fica localizada no município de Angra dos Reis e seu acesso se dá pela estação principal de embarque (no centro da cidade) onde se pode encontrar dois tipos de transporte (rápido e lento). O Empresas privadas oferecem o traslado rápido feito em 40 minutos e com saídas de hora em hora todos os dias. A barca (transporte mais lento) leva cerca de 1:30h e tem apenas um horário por dia (consultar tabela na internet)
Histórico
A Ilha Grande fica localizada no município de Angra dos Reis e foi considerada em 2019 patrimônio natural mundial pela UNESCO. A ilha é composta por diversas unidades de conservação sobrepostas e destacam-se o Parque Estadual da ilha Grande e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro. A região sempre foi frequentada por piratas e corsários, uma vez que sua geografia privilegiada permitia saquear toda embarcação vinda de Paraty repleta de Ouro. Prova disso foi a criação da nova rota do Caminho do Ouro chegando direto a baía da Guanabara (Rio de Janeiro) evitando passar pela Ilha Grande.
Com o fim das atividades do café e da escravidão a ilha praticamente fica habitada por caiçaras (famílias tradicionais de pescadores) e vira local para construção de 2 presídios. O primeiro construído ainda no período do império serviu também como espaço para quarentena antes de se tornar o primeiro presídio da ilha. Durante o Governo de Getúlio Vargas é construído o Instituto Penal Cândido Mendes que substituiria o antigo presídio. Após o fechamento do principal presídio em 1994, a ilha se abre para o turismo, que hoje é a principal atividade geradora de renda.
Curiosidades
Durante a caminhada, o indivíduo cai conhecer comunidades com os mais diversos costumes. Na ilha existem comunidades Japonesas, evangélicas, de pescadores, famílias remanescentes do período do presídio e que agregam valor ao trekking.
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Outro
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
1
Listagem municípios
Angra dos Reis
Listagem Unidades Federativas
Rio de Janeiro - RJ
QTD UCs que a trilha conecta
4
Listagem Unidades de Conservação
PE Ilha Grande
ReBio Praias do Sul e Leste
APA Tamoios
RDS Aventureiro

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/1ozIZbuxgkZ_2ZXZQM5eEJdvlKtQJUk6-?usp=sharing

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues