Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Volta das Transições
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Santa Rita de Jacutinga
Fim da Trilha
Santa Rita de Jacutinga
Ponto Culminante
1358m
Modal(is)
Bike
Biomas
Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
Por ser um roteiro voltado ao Cicloturismo, a seta não possui a pegada, mas uma bicicleta com um ciclista destacando na imagem, o solo simboliza os morros e vales da região, os quais, juntamente com as serras e picos, simbolizadas acima do arco, provocam as transições de relevo, vegetação, historia e cultura no território. O Arco, remete a logomarca da Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca.
Autor da Pegada
Sergio Brandel, Gabriel Fortes, Marcio Lucinda
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Trilha Nacional Oiapoque x Barra do Chuí
Estruturação da Trilha
A trilha se encontra implementada. Sinalizada desde o ano 2006, planilhada e georreferenciada com traclogs disponiveis em diversas plataformas, em especial Wikiloc.
Associação gestora da trilha
IGR Serras de Ibitipoca - Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Cânions, Cidades históricas, Eventos tradicionais, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Gruta, Igarapés, Mirante, Observação de aves, Observação de fauna, Pico
Outros Atrativos

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
390 km
Distância Implementada (km)
390 km
Duração (dias)
7 dias
Altitude Máxima (m)
1358m
Altimetria Positiva (m)
8.017m
Altimetria Negativa (m)
8.017m

Mídias sociais:

Facebook
https://www.facebook.com/voltadastransicoes
Instagram
@voltadastransicoes
Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCzNJ-3nQ6lFehi9z7e_4S3Q/featured
Twitter
WhatsApp
32 99991 0914 - Márcio / 32 98404 3905 - Gabriel
Aplicativos
Outras Mídias Sociais
@serrasdeibitipoca
@circuitoserrasdeibitipoca

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Gabriel Fortes e Marcio Lucinda
Telefone do contato principal
32 98404 3905 Gabriel - 32 99991 0914 Marcio
Endereço de e-mail do contato principal
circuitoserrasdeibitipoca@yahoo.com.br / gabrielibitipoca@gmail.com / marciolucinda@yahoo.com,br
Site
www.voltadastransicoes.com
Email corporativo da trilha
circuitoserrasdeibitipoca@yahoo.com.br
Endereço
Praça José Guilherme Delgado sn - Barreira - Lima Duarte - MG - Cep 36 140 000
Outros Contatos

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
O nome “Volta das Transições” foi escolhido devido à região onde o roteiro esta inserido, se encontrar em uma área geográfica com importantes e representativas transições de vegetação, relevo, historia e cultura. As transições geofísicas, biológicas e culturais são facilmente identificadas nos diferentes trajetos, como as mudanças de clima e relevo entre os campos de altitude, mata atlântica, serras, vales e planaltos, além de características culturais e historias da ocupação cafeeira, bandeiras, o ciclo do ouro e o do leite, os caminhos e descaminhos. Tudo isso formam as transições que se misturam e enriquecem o roteiro. Levando o viajante a reviver diferentes épocas e com suas atividades econômicas marcantes, que formaram as povoações e singularidades da região.
1° DIA: Saída de Sta. Rita Jacutinga> almoço na Sede de Rio Preto> pernoite na Vila do Funil; 2° DIA: Saída da Vila do Funil > Passagem com opção de lanche ou almoço na sede de Olaria > Almoço e pernoite na sede de Lima Duarte;
3°DIA: Saída de Lima Duarte > passagem com opção de lanche na sede de Pedro Teixeira, almoço na sede de Bias Fortes > pernoite em Hospedagem rural na Vila da Várzea de Sto. Antônio em Bias Fortes;
4°DIA: Saída da vila de Várzea Sto. Antônio > passagem pela Vila do Vermelho, Almoço na sede de Sta. Rita de Ibitipoca , pernoite na sede de Ibertioga.
5°DIA: Saída de Ibertioga > pegar BR MG338, sentido a Santana do Garambéu e almoço, pernoite em Conceição de Ibitipoca.
6°DIA: Saída de Conceição de Ibitipoca, passagens nas Vilas de Rancharia, Várzea do Brumado, Palmital ,Souza do Rio Grande onde terá o almoço e pernoite em Bom Jardim de Minas.
7°DIA: Saída de Bom Jardim de Minas, passagem na Vila de Itaboca e almoço com pernoite em Sta. Rita de Jacutinga.

A Volta das Transições conecta três Unidades de Conservação, sendo elas: Parque Estadual de Ibitipoca, Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira e APA Boqueirão da Mira, todas sendo parte do mosaico da Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira, protegendo a porção norte / nordeste da "cordilheira". Conecta também dez municípios que compõe a IGR Serras de Ibitipoca sendo eles: Bom Jardim de Minas, Bias Fortes, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Ibertioga, Olaria, Santa Rita de Jacutinga, Santa Rita de Ibitipoca e Santana do Garambéu.
Informações Gerais
Todo o trajeto do roteiro possui placas de sinalização nos principais entroncamentos e bifurcações. As placas fornecem informações de localização geográfica e direção. Atualmente, devido a perda de unidades de sinalização por acidente e vandalismo, as placas de sinalização vem sendo complementadas e ou substituídas pela sinalização de percurso, usando a pegada amarela e preta.
Todo o trajeto já se encontra sinalizado nos principais entroncamentos, bifurcações, retas, vilas e cidades. A sinalização de percurso é pintada em diversas superfícies, como mourões de cerca, totens, pontes, muros, postes, pedras etc.
Modalidades de sinalização do percurso:
• Direcional: indica aos visitantes a direção e o sentido preferencial do percurso.
• Confirmatória: reafirma a informação direcional, dando confiança ao visitante de que ele tomou uma decisão correta no percurso.
• Tranquilizadora: é colocada com certa regularidade ao longo de todo o caminho, mesmo que não existam bifurcações ou mudanças de direção, dando tranquilidade ao visitante de que ele está na trilha certa.
Porém não deixe de baixar para o seu celular ou gps um traclog da trilha, disponível no site e em diversos aplicativos.
Como Chegar
Saindo de São Paulo, seguir pela Rodovia Presidente Dutra até Volta Redonda, depois seguir para Santa Rita de Jacutinga para acesso a ETAPA 01. Saindo de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, seguir pela BR 040 até Juiz de Fora, depois seguir até a cidade de Lima Duarte, pela BR 267 para acesso a Etapa 03.
Histórico
Lançado em 2016, o Cicloturismo Volta das Transições representa concretização do sonho de um e do trabalho de muitos profissionais, parceiros e voluntários, engajados na execução do projeto para o benefício de toda uma rede, envolvendo a comunidades, o trade turístico local e seus visitantes.
O Circuito Serras de Ibitipoca, responsável pelo gerenciamento executivo do projeto, com objetivo de promover, de forma inclusiva, o desenvolvimento econômico dos municípios associados, por meio da diversificação das atividades oferecidas aos visitantes, através do esporte, proporcionando o aumento efetivo do fluxo turístico na região considerada em sua totalidade.
A IDEIA | Por Gabriel Fortes
"A ideia para a Volta das Transições surgiu em 2012. Enquanto guiava ciclistas por entre rotas que já havia traçado na região, imaginei que poderia ser feito algo muito maior. Então escrevi o roteiro de forma a incluir as dez cidades do Circuito aumentando a integração e o fluxo de turistas entre as localidades da região. O projeto foi apresentado para a Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, sendo aprovado de forma unânime, viabilizando a realização do roteiro." Gabriel Fortes
Com o apoio do Circuito, Gabriel foi a campo, efetivando o mapeamento do roteiro, incluindo os atrativos de cada cidade, e o levantamento das estruturas de hospedagem, alimentação e suporte técnico inseridos no percurso para a formatação das etapas do roteiro.
Posteriormente realizamos a visita técnica ao Vale Europeu, em Santa Catarina, cuja bem sucedida iniciativa no cicloturismo serviu de base e inspiração para aperfeiçoar as estruturas que viriam a formar o Roteiro da Volta das Transições.

A EQUIPE | Circuito Serras de Ibitipoca

A criação do grupo de trabalho através da Circuito Serras de Ibitipoca, deu continuidade à implementação do roteiro. A equipe formada por diversos profissionais, especialistas em suas áreas e amantes do ciclismo, definiu as necessidades quanto ao mapeamento e sinalização, as ferramentas de navegação, comunicação e interação que seriam disponibilizadas aos usuários tanto em estruturas físicas quanto na plataforma web do roteiro.
Como resultado, obtivemos a formatação de um conjunto sólido de recursos que hoje compõem uma ferramenta útil e operacionalmente viável quanto aos custos de gerenciamento dessas estruturas.

SINALIZAÇÃO | Por Marcio Lucinda / Felipe Teixeira
"Iniciamos em março de 2016 as atividades para a sinalização do roteiro. Com o apoio da equipe do Circuito, percorremos todas os 10 municípios associados, realizando a instalação dos totens que sinalizam os caminhos do roteiro por entre os diversos vilarejos e povoados das zonas rurais de nossa região."
O layout das placas foram planejados de maneira a direcionar e localizar os ciclistas durante o trajeto, que em sua maioria, percorre estradas vicinais e pouco sinalizadas. Cada totem traz informações sobre a localidade, a etapa e a quilometragem em que o ciclista se encontra em relação ao roteiro completo além de direcionar o caminho a ser seguido. Veja mais sobre a sinalização aqui!

A confecção dos totens, seguem os princípios da sustentabilidade através do reaproveitamento da madeira de "dormentes" como suporte das placas acrílicas, sendo estes, materiais de alta durabilidade com um baixo impacto na paisagem local.
Hoje, fazendo parte da Rede Brasileira de Trilhas, estamos sinalizando com as setas amarelas e pretas.

NAVEGAÇÃO | Circuito Serras de Ibitipoca
"Escolher como chegar lá, faz parte de liberdade quanto aos direitos de ir e vir. Pensando nisso, buscamos diversificar ao máximo as maneiras por meio das quais seria possível a navegação do roteiro. Proporcionando a realização das etapas por meio de novas tecnologias ou através de métodos mais tradicionais navegação."

Após a conclusão da sinalização, organizamos uma expedição piloto, onde acompanhamos um grupo bem preparado de atletas percorrendo, em 4 dias, as 7 etapas do roteiro.

Durante a expedição, coletamos as informações de geo-referenciamento nos aplicativos mobile, os dados para confecção das planilhas de navegação e a composição do acervo fotográfico para divulgação do roteiro por meio da plataforma web.

ESTRUTURA WEB | Por Mauricio Brasilli

"O principal objetivo no desenvolvimento web para o Volta das Transições foi o de encontrar e integrar ferramentas que proporcionassem autonomia para o ciclista quanto a navegação do roteiro e a interação deles com o Circuito antes, durante e depois do passeio, priorizando o acesso à informação com a racionalização de custos para a operação por parte a do Circuito Serras de Ibitipoca"
Curiosidades
Slogan da trilha
O Circuito Serras de Ibitipoca sobre duas rodas.
Link do vídeo institucional
https://www.youtube.com/watch?v=xyLjGkRa79Y
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
10
Listagem municípios
Bom Jardim de Minas, Bias Fortes, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Ibertioga, Olaria, Santa Rita de Jacutinga, Santa Rita de Ibitipoca e Santana do Garambéu.
Listagem Unidades Federativas
Minas Gerais - MG
QTD UCs que a trilha conecta
3
Listagem Unidades de Conservação
Parque Estadual de Ibitipoca, Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira e APA Boqueirão da Mira

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
https://pt.wikiloc.com/trilhas-cicloturismo/etapa-1-volta-das-transicoes-serras-de-ibitipoca-mg-24096770
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/my-drive

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues