Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Santa Maria - RS
Fim da Trilha
Agudo - RS
Ponto Culminante
Modal(is)
Caminhada, Bike
Biomas
Mata Atlântica, Pampa
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A pegada reflete os aspectos naturais e culturais da região
Autor da Pegada
SEMA RS
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Eixo principal do Caminho Oiapoque ao Chuí
Estruturação da Trilha
Associação gestora da trilha

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Cidades históricas, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Mirante, Observação de aves, Observação de fauna
Outros Atrativos

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
250 km
Distância Implementada (km)
45km
Duração (dias)
20 dias
Altitude Máxima (m)
450
Altimetria Positiva (m)
245
Altimetria Negativa (m)
135

Mídias sociais:

Facebook
Instagram
cequartacolonia
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais
https://sema.rs.gov.br/corredor-ecologico-da-quarta-colonia

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Dennis Nogarolli Marques Patrocínio
Telefone do contato principal
51981271537
Endereço de e-mail do contato principal
dennispatrocinio@gmail.com
Site
https://sema.rs.gov.br/corredor-ecologico-da-quarta-colonia
Email corporativo da trilha
cequartacolonia@gmail.com
Endereço
Outros Contatos
Luciano Soares - luciano@bandeirantesdaserra.org.br

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
O Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia é uma Trilha de Longo Curso (TLC) localizada na região central do Estado do Rio Grande do Sul, com previsão de 100 km de extensão, que tem como base o Corredor Ecológico da Quarta Colônia, primeiro corredor ecológico reconhecido oficialmente pelo Estado do Rio Grande do Sul (Portaria SEMA n.º 143/2014). Utilizamos o Caminho como estratégia de conexão dos fragmentos florestais e alvos de conservação do Corredor Ecológico associando o turismo com a conservação da região.

O caminho tem como destaque a paisagem do Rebordo do Planalto Meridional Brasileiro. A transição geomorfológica entre o Planalto, porções mais altas do relevo, e a Planície, entre biomas Mata Atlântica e Pampa, se traduz em identidade em conjunto com a cultura da imigração e suas riquezas, proporcionando ao caminhante uma experiência única, farta, deliciosa e diversa.
A gastronomia, o patrimônio histórico, arquitetônico, paleontológico, natural entre outros elementos contribuem para formar paisagens com elevado potencial para o desenvolvimento do turismo de conservação e são um convite ao caminhante que deseja conhecer e experimentar um pouco da acolhida que a cultura gaúcha oferece
Informações Gerais
O Caminho tem como propósito conectar as Unidades de Conservação e demais alvos de conservação do Corredor Ecológico da Quarta Colônia de ponta a ponta do território. No extremo oeste, partimos do Parque Natural Municipal dos Morros, no município de Santa Maria, até encontrar no extremo leste o Parque Estadual Quarta Colônia no município de Agudo. Nesta jornada, percorreremos os 11 municípios do Corredor Ecológico, integrando importantes áreas de conservação, as pessoas inseridas no território e os amantes e praticantes do turismo de natureza.
Para obter as orientações de como percorrê-lo, entre em contato.

Como Chegar
O Caminho do Corredor Ecológico foi estruturado dividido em trechos para facilitar a sua implementação e reforçar o envolvimento de cada comunidade e municípios envolvidos.

O primeiro em desenvolvimento é o trecho Santa Maria–Itaara:
Trecho Santa Maria-Itaara: com uma extensão aproximada de 30 km, o percurso possui várias alternativas que permitem ao caminhante adaptar a rota ao seu perfil. Tem início no centro de Santa Maria, seguindo pelo Parque Municipal dos Morros na direção nordeste e leste, passando pela comunidade Santo Antão em Santa Maria e em Itaara pelo Rincão do Canto, Minellos, onde ficam as RPPNs MO’ e Solar das Borboletas, até chegar no Balneário Ouro Verde na comunidade Zimerman, divisa do município.
Histórico
A história do Caminho do Corredor começou em uma visita ao Parque Natural Municipal dos Morros em 2018. A partir do Parque, temos uma visão do Corredor e do Rebordo do Planalto que, associada a uma demanda local por estruturar o turismo de caminhada na região, despertou a vontade de trazer para o Corredor os princípios da Rede Brasileira de Trilhas e implementar uma trilha de longo curso. Em 2019, a Equipe do Corredor Ecológico e os atores locais parceiros deram início ao processo de estruturação do primeiro trecho e vêm dando vida e continuidade ao Caminho.
Curiosidades
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por mês
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Sim

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
12
Listagem municípios
Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Itaara, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polesine, São Martinho da Serra e Silveira Martins.
Listagem Unidades Federativas
Rio Grande do Sul - RS
QTD UCs que a trilha conecta
5
Listagem Unidades de Conservação
Parque Natural Municipal dos Morros, RPPN Estadual Fundação MO'Ã, RPPN Solar das Borboletas, Parque Natural Municipal Monte Grappa, Parque Estadual da Quarta Colônia
RPPN Fundação MO'A
RPPN Solar das Borboletas

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/1zxivzoflEkyOOTlL5TNF57jukLUMxLNe?usp=sharing

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues