Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Travessia Transmontana da ARIE Morro Ferrabraz ao PET do Caracol-RS
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
A.R.I.E. do Morro Ferrabraz, Sapiranga
Fim da Trilha
P.E.T. do Caracol, Canela-RS.
Ponto Culminante
874 m (localidade: Morro Agudo, Gramado-RS)
Modal(is)
Caminhada, Bike, Equestre
Biomas
Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A moção pela conservação da natureza
Autor da Pegada
Júlio Deuner
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Eixo Litorâneo/Caminho das Araucárias
Estruturação da Trilha
Em stand by por conta da Pandemia (desde dificuldades de transporte público até descaso das prefeituras)
Associação gestora da trilha
Associação Caminho das Araucárias

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Cachoeira, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Mirante, Observação de aves, Observação de fauna, Pico
Outros Atrativos
Eventos internacionais, nacionais e estaduais (Vôo-livre, mountainbike e trailrunn)

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
55 km
Distância Implementada (km)
80 km (obs. sinalização provisória)
Duração (dias)
3-4 dias
Altitude Máxima (m)
874 m
Altimetria Positiva (m)
2.104,0 m
Altimetria Negativa (m)
1.663,0 m

Mídias sociais:

Facebook
https://www.facebook.com/groups/iniciativatravessiatransmontana
Instagram
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
João André Pinto Silva
Telefone do contato principal
5199988027
Endereço de e-mail do contato principal
andreespiritovitalli@gmail.com
Site
https://linktr.ee/homembiosfera
Email corporativo da trilha
iniciativa-travessia-transmontana@outlook.com
Endereço
Outros Contatos
51995116843 (Prof. Júlio Deuner/Ganeco-UERGS)

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
Até o momento foram demarcados e provisoriamente sinalizados 80km de distância entre o sopé do Morro Ferrabraz (Sapiranga-RS) o Morro do Xaxim (Igrejinha-RS) e o Morro Agudo (Gramado-RS). Onde os caminhantes irão percorrer trechos de asfalto, estradas de terra, antigos caminhos de roça e trilhas na mata secundária avançada. Passando por paisagens rurais pristinas, lugarejos históricos (Guerra dos Mückers, séc. XIX) e comunidades tradicionais remanescentes (Austro-Húngaras) desta ecológica e culturalmente ameaçada antiga região altomontana do Vale do Rio dos Sinos - de literalmente tirar o fôlego e destilar o espírito dos intrépidos trilheiros. A ARIE Ferrabraz e os seus Contrafores contituem um dos "hots spots" de biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos protegidos pelo Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas - PNAP (Dc.Fed. 5.758/2006; Portaria MMA003/2007). Recentemente citada como um dos "25 locais para passarinhar no RS" (JACOBS & FENALTI, 2020), ela ainda abriga uma das últimas paisagens seminaturais de Floresta Atlântica sub/montana da antiga região metropolitana de Porto Alegre (KONRATH, 2004). Essa unidade de conservação de uso sustentável, instituída de forma inédita por uma Lei de Iniciativa Popular (Sapiranga, Lei 5.900/2016) e subsidiada por um projeto demonstrativo de desenvolvimento sustentável do governo federal (PDA192MA, 2007) - Ações de Conservação da Mata Atlântica: Estudos para criação de Unidades de Conservação em áreas críticas para expansão urbana”-, realizado a partir de um exaustivo estudo multidisciplinar e participativo, conforme preconizado pelo roteiro metodológico para criação de UCs do Ministério do Meio Ambiente, que contou com diversas apresentações e consultas às comunidades locais sobre propostas alternativas de zoneamento de UCs, e tendo seus resultados amplamente divulgados antes, durante e após a execução do projeto para o público em geral, bem como através do livro Ferrabraz –Reserva da Biosfera (2008) distribuído às escolas da região. O conjunto de informações multidisciplinares/setoriais (sensoriamento remoto, geologia, vegetação, fauna, regulação hídrica, sítios históricos e turísticos, impactos ambientais, levantamento fundiário), permitiu identificar a ocorrência de 192 espécies arbóreas, 133 espécies de aves e 56 espécies de mamíferos da área de estudo. Também permitiu constatar a resiliência de uma antiga e desprestigiada comunidade tradicional prussiana falante do dialeto "hunsrich , remanescente numa região montanhosa com mais 57,72% de áreas imprópria para uso/ocupação direta do solo. Infelizmente, a Campanha 1 Dia no Parque/2021 da Coalização Florestas, que foi o ato disparador para nossa Iniciativa Travessia Transmontana, constatou o total descaso por parte do poder público em relação à salvaguarda desse inestimável patrimônio biocultural (https://issuu.com/ronoidualc/docs/jornal_do_roessler_ago21/2).

REFERÊNCIAS:
JACOBS, F; FENALTI, P. Guia de Identificação: Aves do Rio Grande do Sul. 1a Ed. Pelotas: Editora Aratinga, 2020.
KONRATH, J. Uso e conservação da paisagem de áreas seminaturais remanescentes de floresta pluvial atlântica da borda do planalto meridional brasileiro (Encostas do Ferrabraz e Serra Geral-RS). São Paulo: USP, 2004.
Informações Gerais
Os caminhantes irão percorrer trechos de asfalto, estradas de terra, antigos caminhos de roça e trilhas na mata secundária avançada. Passando por paisagens rurais pristinas, lugarejos históricos (Guerra dos Mückers, séc. XIX) e comunidades tradicionais remanescentes (Austro-Húngaras) desta ecológica e culturalmente ameaçada antiga região altomontana do Vale do Rio dos Sinos - de literalmente tirar o fôlego e destilar o espírito dos intrépidos trilheiros.
Como Chegar
Há ~01h:10 de carro ou ônibus de Porto Alegre, mais 20 minutos do centro de Sapiranga (RS) até a Cancela da Associação Gaúcha de Vôo-livre situada no sopé do Morro Ferrabraz, e mais 2,0 km de subida até as rampas (topo), o caminhante seguirá pela "trilha do jaguarundi" (oculta na mata) em direção às antenas de telefonia móvel, onde tomará um antigo caminho de roça contornando um pequeno açude (mantendo-se sempre à esquerda) até encontrar a estrada do "Alto Ferrabraz" e daí em diante segue para Norte em direção à Serra Grande (Igrejinha-RS).* ATENÇÃO: apesar de encontra-se numa área especialmente protegida você estará ingressando em terras particulares, por isso recomenda-se contatar previamente o proprietário (facebook.com/gustavo.reich.73) e comunicar o CONDEMA (meioambiente@sapiranga.rs.gov.br). Caso você desejar utilizar transporte automotivo para dirigir-se até o topo do morro convém atentar para o horário de funcionamento da cancela da AGVL (http://www.agvl.esp.br)
Histórico
A Travessia Transmontana da A.R.I.E. Ferrabraz ao P.E.T. do Caracol-RS, veio a público por ocasião da Campanha Nacional Um Dia no Parque, no dia 18 de julho de 2021, constitui um movimento de autogestão comunitária para o planejamento e design da comunicação ambiental para o turismo e recreação na natureza, com o propósito de chamar a atenção para conservação e o uso público por meio do turismo sustentável, das áreas protegidas tangidas pelo Planalto das Araucárias conecetadas pela Rede Brasileira de Trilhas. Pela sua localização estratégica em relação aos principais modais de transporte aéreo e rodoviário da região metropolitana há menos de 100 km de Porto Alegre , e há pouco mais de 50 km do pólo turístico serrrano da região das Hortênsias (Gramado-Canela-S.Francisco de Paula), além da existência de uma série de empreendimentos de turismo rural, gastronômico e recreativo ao longo do seu percurso, a Travessia Transmontana da ARIE do Morro Ferrabraz ao PET do Caracol representa um caminho auspicioso para implementação de uma Tilha de Longo Curso integrada ao Caminho das Araucárias e Rede Brasileira de Trilhas. Outrossim, representa também uma oportunidade inédita de promover a cooperação intermunicipal para gestão territorial integrada do turismo e conservação em áreas protegidas partícipes do Sistema Estadual de Unidades de Conservação.
Curiosidades
A região foi objeto do 1o.Mapa Topográfico Militar do Império que se tem notícia produzido especialmente para debelar o Movimento Messiânico dos Mückers no final do Séc.XIX (~1874). Também foi a residência do "pai da ecologia brasiliensi", o 1o. Diretor do Museu Paulista e da Comissão de Zoologia do Instituto Histórico e Geográfico do Império - o médico naturalista Hermann von Ihering (1894), pelos seus inestimáveis serviços prestados à catalogação da biodiversidade nacional, cuja maior parte foi exportada para Europa. Ainda ,hoje abriga 11 sítios arqueológicos tombados no Museu Antropológico de Taqura-RS e possui uma das últimas Paleotocas preservadas num raio de menos de 100 km de Porto Alegre. Também foi palco de duas obras importantes da cinematografia histórica da Colonização (A paixão de Jacobina e o Livro do Walachay).
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
https://youtu.be/zgIby5LUBvU
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Foi realizado apenas uma vez
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
08
Listagem municípios
Sapiranga
Araricá
Santa Maria do Herval
Nova Hartz
Igrejinha
Três Corôas,
Gramado
Canela
Listagem Unidades Federativas
Rio Grande do Sul - RS
QTD UCs que a trilha conecta
03 UCs e 01 Área Núcleo Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Listagem Unidades de Conservação
Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro Ferrabraz (Lei 5.900/2016 e atualizações)
Área Prioritária para Conservação da Mata Atlâtntica - Reserva da Biosfera Contrafortes do Ferrabraz (Dc.Est. 36.636/1998; Dc.Fed 5.758/2006)
Parque Estadual Turístico do Caracol (Dec.Estad.22.576/1973 )

Outros:

Endereço My Maps
https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1GQrVVWBcg_jNWlWdmPjqa2SvSAaM_pLu&usp=sharing
Endereço Wikiloc
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-passos1-2-3-4-97884483
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/19KHWlFrp-_RsvBAhMLp1uXWMBQLOGwad?usp=sharing

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues