.

Image
Caminho dos Veadeiros

Tipo: Trilha Regional
Inicio: Formosa - GO
Final: Cavalcante - GO
Modal: Caminhada e Bike
Bioma: Cerrado
TLC que faz parte: Caminhos dos Goyazes
Estruturação da trilha: dividido em 4 setores

Atrativo Observação de Aves
Atrativo Mirante
Atrativo Pico
Atrativo Observação de Fauna
observação de aves
mirante
pico
observação de fauna
Atrativo Cachoeira
Atrativo Banho
Atrativo Gruta
Atrativo Museu
Cachoeira
Banho
Gruta
Museu
Ficha Técnica
Distância: 480 km
Duração: 20 dias
Percentual implementado
30%
Caminho dos Veadeiros é uma Trilha de Longo Curso (TLC) para TREKKING e CICLOTURISMO que integra o Caminho dos Goyazes, no âmbito da Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade. Com extensão prevista de 483 km para trekking e duas rotas para cicloturismo – ambas com mais de 400 km – seguindo no sentido Sul-Norte, tem seu ponto de início no município de Formosa, passando por Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d´Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante, sendo os quatro últimos parte da Chapada dos Veadeiros, que dá nome à trilha e inspira a marca da sinalização.
 
Criada em 2018, a pegada partiu do molde da pegada de bota, padrão estabelecido para as sinalizações das trilhas do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. O caráter regional está representado na pegada pelos seguintes elementos: a flora representada pelos galhos tortuosos do cerrado; a fauna pelo veado; as paisagens pelo clássico Morro da Baleia; e a barraca, que reforça a direção indicada.
Image

Informações Gerais

A trilha conecta trilhas, estradinhas e estradas que acompanham o dinâmico relevo da Serra Geral do Paranã e toda a sua variedade de paisagens e visuais, se tornando uma das trilhas mais cênicas do Brasil. A beleza do Cerrado, a imponência das cachoeiras e a simpatia e hospitalidade goiana farão dessa uma trilha e experiência únicas para o viajante, que poderá vivenciá-la a pé ou de bicicleta.

Percorrendo um dos mais importantes eixos de conexão de paisagens do Cerrado brasileiro, com a missão de conectar pessoas à natureza e à cultura local, está intrinsecamente ligado aos objetivos da Reserva da Biosfera do Cerrado pelo programa MAB – Homem e Biosfera da UNESCO. Inspirado em outras trilhas de longo curso no Brasil e no mundo, o Caminho dos Veadeiros será instrumento de lazer e recreação, de geração de emprego e renda e de conservação, conectando Unidades de Conservação (APA do Planalto Central, Parque Municipal do Itiquira, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, APA do Pouso Alto e RPPNs) e consolidando um grande corredor ecológico entre o Distrito Federal e a Chapada dos Veadeiros de forma a proteger paisagens, espécies e serviços ecossistêmicos.

Como Chegar

Terminais Rodoviárias mais próximos: Formosa; São João d´Aliança; Alto Paraíso de Goiás; Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (BSB).

Unidades de Conservação

  • APA do Planalto Central,
  • Parque Municipal do Itiquira,
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e
  • APA do Pouso Alto.

Municípios

  • Goiás: Formosa, Planaltina de Goiás, Água Fria de Goiás, São João d'Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.
0KM
TRILHAS
0
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
0
MUNICÍPIOS
0UF
UNIDADES FEDERATIVAS

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues