Quem somos

Quem somos

A ASSOCIAÇÃO REDE BRASILEIRA DE TRILHAS é uma entidade civil, sem fins lucrativos, composta por trilhas nacionais, regionais e locais, que juntas formam seu conselho deliberativo. Cada uma das trilhas componentes da REDE tem governança, estratégia de implementação e manutenção próprias e são autônomas.

A nível nacional a REDE é coordenada por uma diretoria que trata das agendas temáticas transversais de interesse para todas as trilhas do Brasil, tal como estabelecido em seu estatuto.

Em 16 de agosto de 2019, durante o ABETA SUMMIT da Ilhabela, tomou posse a primeira diretoria da Rede Brasileira de Trilhas. A diretoria foi escolhida de maneira consensual por todos aqueles que, até então estavam envolvidos com o ideal de prover nosso país com uma Rede de trilhas sistêmica, coerente e funcional e assentada sobre três pilares: conservação, geração de emprego e renda e saúde e recreação. A diretoria, presidida por Hugo de Castro, assumiu com o compromisso de ser provisória por apenas um ano, quando foram realizadas eleições.

A última eleição aconteceu em março de 2023 e a diretoria eleita tem um mandato de dois anos até setembro de 2025. Cada diretoria tem um diretor que coordena um grupo de trabalho temático, que se reúne todos os meses com metas e objetivos a serem alcançados durante o mandato. Caso alguém tenha interesse em integrar o respectivo grupo de trabalho, contate o respectivo diretor.

A seguir, quem é quem na Diretoria Nacional:

(1) Presidente: Hugo de Castro
Hugo de Castro Pereira é o Presidente da Rede Brasileira de Trilhas, o Coordenador Geral da Trilha Transmantiqueira (www.trilhatransmantiqueira.org.br), coautor do Caminho do Vale do Café, fundador e conselheiro da Trilha Transcarioca e autor do projeto de criação do Monumento Natural da Serra da Maria Comprida, maior Unidade de Conservação de Petrópolis-RJ. É especialista em projetos ambientais, montanhista, editor do maior site de montanhismo entre de 1995 e 2010, fotógrafo e autor de 2 livros ligados aos temas.
Email: hugodcp@gmail.com
@hugodcp

(2) Secretário-Geral: Camila Bassi Teixeira
Camila Bassi Teixeira é Gestora-executiva do Caminho da Fé (https://caminhodafe.com.br) e está à frente da Instituicao a 6 anos. Tem graduação em Turismo pela Puc-Campinas, pós graduação em gestão de mercado pela Eca-USP, desenvolve trabalhos em planejamento estratégico e design thinking. Instrutora do Senar nos cursos na área de turismo e desenvolve esse trabalho a 17 anos. Camila é apaixonada pelas atividades de natureza e pela vida ao ar livre!
Email: camila.bassi@yahoo.com.br

(3) Diretor Administrativo-Financeiro: Horácio Ernesto Ragucci

(4) Diretora de Comunicação: Luciana da Silva Nogueira
Luciana Nogueira é fisioterapeuta especializada em Medicina do Esporte e Biomecânica, atuante na área profissional, montanhista apaixonada, escaladora e ambientalista ativa. É Coordenadora de Comunicação da Trilha Transcarioca, onde também fomenta a pasta do Voluntariado, Gestora Voluntária no Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca e Diretora de Comunicação do Centro Excursionista Guanabara. A vida na natureza e as atividades em prol da conservação ambiental e das práticas sustentáveis de interação a movem.
Email: dralsnogueira@gmail.com

(5) Diretor de Trilhas: Júlio Meyer
Júlio Meyer é Servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. Foi Chefe do Parque Estadual do Utinga. É Membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas Urbanas da União Mundial da Conservação da Natureza (UICN). Júlio é fundador da Rota Guarumã e Coordenador da Trilha Amazônia Atlântica (www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional/trilha-amazonia-atlantica).
Email: juliocvet@gmail.com

(6) Diretor Jurídico: Getulio Vogetta
Getulio Vogetta é advogado militante, montanhista, caminhante, ciclista, instrutor e guia de montanha voluntário do Clube Paranaense de Montanhismo, do qual também já foi vice-presidente. Também já integrou a diretoria da Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM) e a Comissão Jurídica da UIAA – União Internacional das Associações de Alpinismo. Atualmente é Conselheiro do Parque Nacional Guaricana e Diretor Jurídico da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.
(7) Diretor de Relações Institucionais: João Carlos Machado
João Carlos é brasiliense, servidor público, trilheiro pelo Cerrado desde sempre. João é Coordenador do Grupo de Caminhadas Brasília, um dos idealizadores dos Caminhos da Flona e da equipe que lidera o projeto Caminhos do Planalto Central (www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional/caminhos-do-planalto-central).

(8) Diretor de Empreendedorismo e Mercado:Fábio Nascimento
Fabio Nascimento, é montanhista e empreendedor. Cursou Administração, Processamento de Dados e Engenharia de Produção, além do curso técnico de Guia de Turismo. Desde a infância pratica atividades ao ar livre e, em 1996, iniciou na escalada. Ainda em 1996 começou a trabalhar com normas técnicas, participando da elaboração de Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ - ISO 9000). Em 2004 migrou para o controle e garantia da qualidade. Passou por funções desde inspetor até coordenador, chegando, em 2013, a fiscal da Petrobras em um dos maiores empreendimento do país. Decide em 2015 fazer sua transição de carreira e abre sua agência de ecoturismo e turismo de aventura, onde une sua vasta experiencia em qualidade, segurança e meio ambiente (QSMS), com as normas técnicas de turismo de aventura. Em 2019 é eleito presidente da ACTA, associação de turismo de aventura do estado do Rio de Janeiro. 2020 é o ano que se inscreve no curso auditor de Sistema de Gestão de Segurança (SGS - ISO 21101) e decide, também, fazer consultorias e treinamentos no tema. 2022 é eleito Coordenador de Empreendedorismo da Trilha Transcarioca e, em 2023, Diretor de Empreendedorismo e Mercado da Rede Brasileira de Trilhas. Participa de vários conselhos de unidades de conservação e de turismo, inclusive do conselho estadual de turismo. É pai dos gêmeos Davi e Miguel.
Email: fabio@adventurersoul.com.br

(9) Diretora de Meio Ambiente e Pesquisa: Gisela Hermann
Gisela Herrmann é bióloga, doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre. Atua há mais de 25 anos no terceiro setor, com foco na conservação da biodiversidade e o no manejo participativo de áreas protegidas públicas e privadas. Ministrou oficinas de capacitação de gestores e membros dos conselhos consultivos de 33 unidades de conservação de Minas Gerais e do Espírito Santo. Trabalhou no desenvolvimento metodológico de diversas politicas públicas nacionais, tais como a elaboração de listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção da fauna e flora estaduais e nacional; a identificação de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade de Minas Gerais e de Pernambuco e dos biomas do Cerrado e Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga; e a criação de corredores ecológicos e de mosaicos de unidades de conservação. Tem experiência na governança, tendo participado de vários conselhos estaduais e municipais de meio ambiente e de unidades de conservação de conservação. Atualmente é conselheira no Conselho de Meio Ambiente de Rio Acima, MG, e do Parque Nacional Serra do Gandarela. Coordenou o Grupo de Membros Brasileiros da União Mundial pela Natureza (UICN) e é Membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN desde 1997.
(10) Diretora de Voluntariado: Angelice Raquel Motter Manzino
Angelice Raquel Motter Manzino é Turismóloga e atua com consultoria para o desenvolvimento do Turismo regional, sustentável e responsável. Idealizou e coordenou o I Simpósio Gaúcho de Trilhas. Também é voluntária e uma das idealizadoras da Trilha Cassino x Barra do Chuí (http://www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/component/sppagebuilder/?view=page&id=229). Aluna de mestrado em Turismo e Hotelaria, tem como objetivo de estudo os Parques Nacionais Brasileiros
E-mail: angelice.motter@gmail.com

(11) Diretor de Capacitação: Ivan Amaral e Jeremias Freitas
Ivan Amaral também é coordenador de sinalização e manejo da Trilha Transcarioca (https://trilhatranscarioca.com.br). Ivan foi presidente do Clube Excursionista Light e é fundador do Grupo Terralimpa. Ivan já fez várias viagens de estudos ao exterior para aprender sobre Trilhas de Longo Curso, como Argentina, Chile, Peru, Equador, Venezuela, Portugal e África do Sul.
Jeremias Freitas é coordenador de sinalização e manejo da Trilha Transcarioca (https://trilhatranscarioca.com.br) e também um de seus fundadores. É Analista de Sistemas (UERJ), além da formação em Administração de empresas (UniverCidade), também é Guia de Turismo especializado em atrativos naturais. Jeremias é montanhista, ciclista, remador e integrante do programa de voluntariado do Parque Nacional da Tijuca, onde atua há vários anos. É um estudioso de Trilhas de Longo Curso e já ministrou diversas oficinas de sinalização de trilhas em várias UC's pelo Brasil e também ajudou na construção do manual de sinalização de trilhas do ICMBio.
Email: jererio@gmail.com
 
(12) Diretor de Segurança: Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira é Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, graduado pela Escola de Formação de Oficiais, atual Academia de Polícia Militar D. João VI; ex-comandante do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente e do Comando de Polícia Ambiental; pós-graduado em: Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade Gama Filho (UGF); e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), doutorando no Programa de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Lisboa; voluntário e membro fundador da Trilha Transcarioca, onde foi seu Coordenação de Segurança até 2020. Percorreu trilhas no Brasil, Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, Portugal e África do Sul. Autor do livro “Fiscalização Ambiental e Panorama Atual no Brasil” e autor de vários artigos científicos relacionados à proteção e fiscalização ambiental.
(13) Diretor de Trilhas de Bicicleta: Daniel Guth
Daniel Guth é diretor de cicloturismo da Rede Trilhas, diretor executivo da Aliança Bike e consultor e pesquisador em políticas de mobilidade urbana. Mestre em urbanismo pelo PROURB/UFRJ, co-organizador dos livros "O Brasil que Pedala" (2018), "A Bicicleta no Brasil" (2015) e "Desistir Nunca foi uma opção" (2013). Ciclista urbano desde 2006, foi coordenador de implantação das ciclofaixas de lazer de SP, viabilizou mapeamento de ciclorrotas de São Paulo e Salvador (BA), já coordenou dezenas de pesquisas e estudos sobre mobilidade e uso de bicicletas no país.

(14) Diretor de Rotas Peregrinas: Eduardo Bittelbrun
Eduardo é um peregrino cristão, católico consagrado à Maria, esposo da Talita e pai do Lucas e do Davi. Idealizador e voluntário do Caminho do Louvor (@caminhodolouvor), rota peregrina catarinense que interliga o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Ituporanga, ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, e com passagem pelos municípios de Vidal Ramos, Imbuia e Leoberto Leal.
Voluntário no Projeto Pernas Solidárias (@pernassolidarias), projeto de inclusão social que permite que pessoas com deficiências, como cadeirantes, cegos e portadores de síndrome de Down, possam fazer parte de corridas da rua, em triciclos adaptados para a prática esportiva. Voluntário na Omunga (@omunga_oficial), instituição que promove a construção de bibliotecas e o desenvolvimento contínuo de professores em regiões distantes ou isoladas do Brasil. Apaixonado por tecnologia e inovação, segmento onde atua profissionalmente há mais de 20 anos.
Email: bittelbrunn@hotmail.com 
@edubittel

(15) Diretor de Relações com RPPNs e Outras Áreas Privadas: Luciano de Souza
Luciano Souza é consultor ambiental, educacional e em criação e elaboração de planos de manejo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Durante mais de dez anos Luciano esteve à frente da divisão de RPPNs do ICMBio.

(16) Diretor de Trilhas Aquáticas: Caldas Xavier
Erick Caldas Xavier é biólogo, especialista em gerenciamento e auditoria ambiental e mestre em ciências ambientais. Foi chefe do Parque Nacional de Ilha Grande e da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. É um dos idealizadores e voluntário da Rota dos Pioneiros (www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional/rota-dos-pioneiros). Foi secretário executivo de consórcio de municípios CORIPA e possui 12 anos de atuação pela conservação do rio Paraná.
Email: erickcaldasxavier@gmail.com

(17) Diretora de Turismo e estruturação de Produtos: Paula Lobo Rascão
Paula é turismóloga, pós-graduada pela UFRJ em Turismo e Cultura. Uniu sua experiência atuando em diversos setores da indústria turística e sua paixão por natureza e aventura, para propor projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento do ecoturismo no Brasil. É fundadora da eTrilhas, empresa especializada em projetos ligados ao ecoturismo, e idealizadora da Plataforma eTrilhas. Também atua como consultora para o Sebrae/RJ. É membro do Conselho Administrativo da Rede Panamericana de Trilhas e do GT de Turismo da World Trails Network.
E-mail: paula@etrilhas.com.br

(18) Diretor de Geoprocessamento: Luciano Soares

(19) Diretor Regional do Estado de São Paulo: William Mendes
William Mendes é Gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas – Reserva Votorantim. Biólogo, Pós Graduado em Gestão Ambiental, Iniciou carreira em 2008, atuanto em Áreas Naturais Protegidas como Coordenador de Uso Público do Parque Estadual da Cantareira – SP, após atuar em outras UCs, passou a prestar consultoria ambiental e ecoturística, teve como trabalho de maior destaque a criação e implementação do Circuito Lagamar SP de Cicloturismo em Novembro de 2015 (https://ilhacomprida.sp.gov.br/Arquivos/Guia-Circuito-Lagamar-Cicloturismo.pdf).
Email: wmmultiambiental@gmail.com – william.mendes@votorantim.com

(20) Diretora Regional do Estado de Mato Grosso: Marina Marchezini
Marina Marchezini é graduada em Biologia, com ênfase em Ecologia; especialista em Zoologia; Pós-graduando em MBA, Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental; Voluntária e Diretora Regional de MT da Rede Brasileira de Trilhas - Caminhos de Rondon; CEO da Raizeira Ecoturismo; Credenciada no Sebrae/MT; Consultora e Auditora em Sistema de Gestão da Segurança para empresas de Turismo de Aventura - ABNT NBR ISO 21101:2014; Atua em consultoria ambiental a mais de 15 anos por vários estados do Brasil, pelos biomas Cerrado, Pantanal, Floresta Amazônica e Caatinga; e há 8 anos vem atuando no Ecoturismo e Turismo de Aventura e está como Diretora Técnica da Abeta - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Email:  marchezini.m@gmail.com

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues