.

Rede Brasileira de
Trilhas de Longo Curso

"Pegadas Amarelas e Pretas que conectam
Unidades de Conservação do Brasil"

Descubra seu caminho

Nome da trilha

Distância total

Número de dias

Modais

Image
Em 2017, uma iniciativa articulada a nível governamental, por meio da Coordenação-Geral de Uso Público do ICMBio, movida pela experiência da Trilha Transcarioca e outros cases globais, iniciou o movimento para tirar do papel outros projetos de trilhas no Brasil. O movimento ganhou reconhecimento legal com a publicação da Portaria Conjunta (MMA/MTur) nº 407, de 19 de outubro de 2018, que instituiu a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – Rede Trilhas, inserida no Programa Nacional de Conectividade de Paisagens - CONECTA, instituído pela Portaria MMA nº 75, de 26 de março de 2018.
A Associação Rede Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas) tem como objetivo associar as trilhas no território brasileiro, articulando-as sob a forma de um sistema para a transformação das trilhas em infraestrutura de recreação, vetor de desenvolvimento sustentável dos territórios e das comunidades dos locais de entorno dessas trilhas gerando emprego e renda de forma desconcentrada, valorização de culturas e tradições dos indivíduos e ordenamento turístico dos ambientes naturais em que estão inseridas. Essas longas trilhas se transformam em grandes corredores verdes que criam conectividades entre as UCs e outros fragmentos florestais favorecendo a manutenção dos processos ecológicos.

Ferramenta de Conservação

As Trilha de Longo Curso  são enormes corredores ecológicos que se transformam em ferramentas reconhecidas pela legislação brasileira para ampliar a conectividade entre áreas preservadas garantindo a manutenção da vida selvagem e na melhoria de indicadores ecológicos.

Recreação e Saúde

As Trilha de Longo Curso são importantes aparelhos de recreação e de qualidade de vida com grande o potencial turístico e esportivo.

Geração de Emprego e Renda

As Trilha de Longo Curso são catalizadoras de emprego e de renda principalmente nos serviços de apoio ao turista, favorecendo o desenvolvimento sustentavel e minimizando o efeito de esvaziamento das áreas rurais.

.

Newsletter

"Leia agora e saiba tudo o que aconteceu em FEVEREIRO na Rede!"

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES EM NOSSO BLOG

0KM
PLANEJADOS
0KM
IMPLEMENTADOS
0+
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
0UF
UNIDADES FEDERATIVAS

O QUE ESTÃO FALANDOTESTEMUNHOSO QUE DIZEM NOSSOS VOLUNTÁRIOS

ALGUMAS TRILHAS DA REDE

Contate nos

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues