Blogs

Um convite para celebrar nossas trilhas de longo curso

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nós trilheiros brasileiros sempre ouvimos que os europeus têm uma cultura de montanha mais antiga e forte que a nossa. Frequentemente encontramos europeus percorrendo (e curtindo muito!) nossas trilhas.

Fomos até a Suécia em agosto fazer uma trilha de longo curso e viemos aqui contar o que vimos por lá. Antes, um pouco de histórico que aprendemos e pesquisamos para nos educar:

Em 1885 um grupo de cientistas suecos criou a Associação Sueca de Turismo para facilitar o acesso às montanhas. Há uma palavra sueca para descrever o direito a fazer atividades ao ar livre em terras públicas ou privadas: allemansrätten. No início dos anos 1900 foi estabelecida na Suécia a Trilha do Rei - Kungsleden - com cerca de 467km.

Em 2005 foi criado um evento anual para celebrar a trilha do Rei: a Fjällräven Classic. São 110km acima do Círculo Polar Ártico, na primeira edição foram 152 participantes e este ano mais de 1.600 percorreram a trilha.

A trilha poder ser feita em qualquer época do ano, inclusive no inverno quando as atividades outdoor envolvem neve e observação da aurora boreal. Mas na semana da Fjällräven Classic é montada uma estrutura para fornecer comida aos participantes na partida e em pontos no caminho, o transporte de bagagens do ponto de partida até a chegada, a locação de equipamentos, tendas com paramédicos, banheiros em pontos estratégicos e até resgate de helicóptero (cobrado à parte).

Participam pessoas solo, casais, grupos de amigos, famílias com crianças, pessoas com cachorros (bem vindos desde que com coleira), idosos. Suecos e estrangeiros de todos os cantos. Cruzamos inclusive com pessoas com mobilidade reduzida e próteses nas pernas. É emocionante ver cada uma no seu ritmo: há quem percorra em dois dias, há quem leve até oito.

O cenário é maravilhoso, não chega a ficar completamente escuro nunca e o Sol dá voltas no céu, sempre deixando bons ângulos para observar e fotografar a paisagem - rios, vales, montanhas e geleiras - e a fauna - renas e águias. Grande parte da trilha passa por áreas encharcadas, mas há sempre confortáveis passarelas para evitar maiores danos ao ambiente e acidentes.

O final da trilha é no Parque Nacional de Abisko, onde é permitido o acampamento, o pernoite em cabanas, há estrutura de saunas e restaurantes e um excelente centro de visitantes que ensina sobre a importância do Ártico, que sofre 4x mais com o aquecimento global. Recomendamos dar uma esticada na estadia no parque e não retornar imediatamente após o final da trilha.

O conceito de parques nacionais foi criado nos EUA em 1872 com Yellowstone. A Suécia foi o primeiro país europeu a replicar o modelo em 1909, hoje tem 30 parques nacionais. O Brasil, apesar dos esforços do visionário André Rebouças na década de 1870, criou seu primeiro parque nacional em 1937, Itatiaia. Hoje temos 75 deles espalhados por nossos 7 biomas terrestres e marinho.

O conceito de trilhas de longo curso também é antigo e vem sendo replicado no mundo todo. No Brasil já temos mais de 70 trilhas de longo curso sinalizadas: mais de 10 mil km de trilhas em implementação, com diferentes extensões, graus de dificuldade, temos até até trilhas aquáticas.

Dado que no Brasil temos parques nacionais e trilhas de longo sinalizadas, será que existe uma oportunidade de replicar eventos de trilhas de longo curso que as celebrem e (por que não?) ofereçam comodidades pontuais aos participantes, sem tirar o glamour (ou a raiz?) de uma trilha em ambiente selvagem? Talvez haja aí uma grande oportunidade de trazer as pessoas a darem o primeiro passo no ambiente natural e a estimular que aqueles que conhecem e visitam algumas delas passem a visitar ainda mais.

Esperamos (sempre ativamente, fazendo nossa parte em conhecer e divulgar), que exemplos como esse possam ser seguidos e fortaleçam nossa educação ambiental, trazendo bem estar, desenvolvimento econômico e conservação para todos nós.

Autores: Dennis Hyde e Letícia Alves, do canal @entreparquesbr


Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues