Quem somos

Quem somos

A ASSOCIAÇÃO REDE BRASILEIRA DE TRILHAS é uma entidade civil, sem fins lucrativos, composta por trilhas nacionais, regionais e locais, que juntas formam seu conselho deliberativo. Cada uma das trilhas componentes da REDE tem governança, estratégia de implementação e manutenção próprias e são autônomas.

A nível nacional a REDE é coordenada por uma diretoria que trata das agendas temáticas transversais de interesse para todas as trilhas do Brasil, tal como estabelecido em seu estatuto.

Em 16 de agosto de 2019, durante o ABETA SUMMIT da Ilhabela, tomou posse a primeira diretoria da Rede Brasileira de Trilhas. A diretoria foi escolhida de maneira consensual por todos aqueles que, até então estavam envolvidos com o ideal de prover nosso país com uma Rede de trilhas sistêmica, coerente e funcional e assentada sobre três pilares: conservação, geração de emprego e renda e saúde e recreação. A diretoria, presidida por Hugo de Castro, assumiu com o compromisso de ser provisória por apenas um ano, quando foram realizadas eleições.

Em de novembro de 2020 foi eleita a nova diretoria para um mandato de dois anos até setembro de 2022. Cada diretoria tem um diretor que coordena um grupo de trabalho temático, que se reúne todos os meses com metas e objetivos a serem alcançados durante o mandato. Caso alguém tenha interesse em integrar o respectivo grupo de trabalho, contate o respectivo diretor.

A seguir, quem é quem na Diretoria Nacional:

(1) Presidente: Hugo de Castro
Hugo de Castro Pereira coordenador geral da Trilha Transmantiqueira (www.trilhatransmantiqueira.org.br) e também fundador e conselheiro da Trilha Transcarioca. É especialista em projetos ambientais, montanhista, fotógrafo e autor de 2 livros ligados aos temas.
(2) Secretário-Geral: Erick Caldas Xavier
Erick Caldas Xavier é biólogo, especialista em gerenciamento e auditoria ambiental e mestre em ciências ambientais. Foi chefe do Parque Nacional de Ilha Grande e da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. É um dos idealizadores e voluntário da Rota dos Pioneiros (www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional/rota-dos-pioneiros). Foi secretário executivo de consórcio de municípios CORIPA e possui 12 anos de atuação pela conservação do rio Paraná.
(3) Diretor(a) Administrativo-Financeiro(a): Luiz Aragão
Luiz Aragão é Chefe do Parque Nacional do Itatiaia e coordenador da Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), que conecta toda a Serra da Mantiqueira de Oeste a Leste. Aragão é Coronel reformado do Exército Brasileiro e já trilhou o Brasil do Acre ao Rio Grande do Sul e o mundo da Rússia à Argentina.
(5) Diretor(a) Jurídico(a): Getulio Vogetta
Getulio Vogetta é advogado, montanhista e guia de montanha voluntário do Clube Paranaense de Montanhismo, vice-presidente da Federação Paranaense de Montanhismo, membro da Comissão Jurídica da UIAA, Diretor Jurídico da Rede Brasileira de Trilhas e Conselheiro do Parque Nacional Guaricana.
(6) Diretor(a) de Relações Institucionais: João Bittencourt Lino
João Lino, é um dos fundadores da trilha Caminho de Cora Coralina, um dos idealizadores e coordenadores do Caminho dos Veadeiros e Idealizador e Coordenador Geral da Trilha Nacional Caminho dos Goyazes e Diretor da Rede Brasileira de Trilhas. Foi Diretor e Gerente da Agência Estadual de Turismo de Goiás, Secretário Municipal de Turismo de Cavalcante na Chapada dos Veadeiros, e ainda consultor da UNESCO para o Ministério do Turismo atuando na área de segmentação turística, participou de diversas cooperações internacionais com a França. Espanha, Africa, Moçambique e ainda EUA para desenvolvimento turístico em áreas protegidas e desenvolvimento territorial. Atualmente coordena projetos de Turismo de Base Comunitária para o Sítio Histórico e Patrimônio Cultura Kalunga, o maior quilombo do Brasil, por meio da cooperação técnica entre a Associação Quilombo Kalunga - AQK e o Serviço Florestal dos Estados Unidos e a Universidade de Montana. Consultor do SEBRAE, e ainda na estruturação de trilhas de longo curso locais na Chapada dos Veadeiros.
(7) Diretor(a) de Comunicação: Pedro da Cunha e Menezes
Pedro da Cunha e Menezes é fundador da Trilha Transcarioca (https://trilhatranscarioca.com.br) e Diretor da Rede Brasileira de Trilhas. Foi Diretor-executivo do Parque Nacional da Tijuca, Coordenador-Geral de Uso Público e Negócios e Diretor de Criação e Manejo do ICMBio. Pedro foi representante permanente do Brasil junto ao Programa Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente, negociador oficial do Brasil nas Convenções da ONU, para o Clima, Desertificação, Espécies Migratórias, Diversidade Biológica, Patrimônio Mundial e Ramsar. Atualmente, Pedro é Presidente do Grupo de Especialistas da UICN para Trilhas de Longo Curso e Diretor da World Trails Network. Nas três décadas em que tem atuado na Conservação publicou mais 15 livros e 150 artigos sobre trilhas e Áreas Protegidas em revistas e jornais do Brasil e do exterior. Pedro ama trilhar a pé, de bicicleta, de caiaque e a cavalo.
(8) Diretor(a) de Marketing e Mídias Sociais: Kika Praxedes
Kika Praxedes é formada em Educação Física pela PUC de Campinas. É Personal Trainer e especialista em Marketing e Mídias Sociais. Kika também é Diretora de mídias e parcerias da Trilha Transmantiqueira.
(9) Diretor(a) de Geotecnologia e informação: Júlio Jomertz e Felipe Zanusso
Felipe Zanusso é Doutor em Ambiente e Sociedade pela Unicamp e é responsável pelo aplicativo Passaporte de Trilhas (www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/rede-trilhas/aplicativo-passaporte-de-trilhas). Além disso, Felipe integra a Rede de Jovens Profissionais em Áreas Protegidas na América Latina e Caribe, além do Movimento Conservatio.
Julio Jomertz é graduado em Tecnologia da Construção Civil, é servidor público municipal da Secretaria de Planejamento e Urbanismo na prefeitura de São Francisco de Paula, foi Coordenador Municipal de Meio Ambiente e diretor do Parque Natural Municipal da Ronda. Júlio é membro do Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Também é Coordenador de Geotecnologia do Caminho das Araucárias (www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional/caminho-das-araucarias).
(10) Diretor(a) de Turismo e Empreendedorismo: Pollyana Pugas
Pollyana Pugas éTurismóloga, especialista em Gestão Empreendedora para o Turismo e Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.
Consultora, Palestrante e Auditora na Norma ABNT NBR ISO 21101 - Sistema de Gestão da Segurança para atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Possui experiência na área de Turismo e Planejamento com ênfase em Ecoturismo, Turismo de Aventura e Turismo Rural.
Atualmente Associada ABNT e participante da comissão de estudos do Comitê Brasileiro de Turismo - subcomitê Turismo de Aventura (CB 054), Diretora Técnica da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturimo e Turismo de Aventura), sócia da Vonát Consultoria & Treinamentos e instrutora e consultora credenciada ao SEBRAE/DF.
(11) Diretor(a) de Meio Ambiente e Pesquisa: Gisela Hermann
Gisela Herrmann é bióloga, doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre. Atua há mais de 25 anos no terceiro setor, com foco na conservação da biodiversidade e o no manejo participativo de áreas protegidas públicas e privadas. Ministrou oficinas de capacitação de gestores e membros dos conselhos consultivos de 33 unidades de conservação de Minas Gerais e do Espírito Santo. Trabalhou no desenvolvimento metodológico de diversas politicas públicas nacionais, tais como a elaboração de listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção da fauna e flora estaduais e nacional; a identificação de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade de Minas Gerais e de Pernambuco e dos biomas do Cerrado e Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga; e a criação de corredores ecológicos e de mosaicos de unidades de conservação. Tem experiência na governança, tendo participado de vários conselhos estaduais e municipais de meio ambiente e de unidades de conservação de conservação. Atualmente é conselheira no Conselho de Meio Ambiente de Rio Acima, MG, e do Parque Nacional Serra do Gandarela. Coordenou o Grupo de Membros Brasileiros da União Mundial pela Natureza (UICN) e é Membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN desde 1997.
(12) Diretor(a) de Voluntariado: João Carlos Machado e Richard Smith
João Carlos é brasiliense, tem 54 anos, servidor público, trilheiro pelo Cerrado desde sempre. João é Coordenador do Grupo de Caminhadas Brasília, um dos idealizadores dos Caminhos da Flona e da equipe que lidera o projeto Caminhos do Planalto Central (www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional/caminhos-do-planalto-central).
Richard Smith é Engenheiro Sanitarista e Ambiental, mestre em engenharia ambiental pela UFSC, vice presidente do Instituto Çarakura e membro do Programa Roteiros do Ambiente de Florianópolis. Participa ativamente da implementação dos Caminhos da Ilha de Santa Catarina, Travessia do Tabuleiro e Trilha de Longo Curso de Itapema. Membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP) da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) desde 2010.Participa ativamente da implementação dos Caminhos da Ilha de Santa Catarina (www.youtube.com/watch?v=mvghVGMSAgo).
(13) Diretor(a) de Capacitação: Ivan Amaral
Ivan Amaral também é coordenador de sinalização e manejo da Trilha Transcarioca (https://trilhatranscarioca.com.br). Ivan foi presidente do Clube Excursionista Light e é fundador do Grupo Terralimpa. Ivan já fez várias viagens de estudos ao exterior para aprender sobre Trilhas de Longo Curso, como Argentina, Chile, Peru, Equador, Venezuela, Portugal e África do Sul.
(14) Diretor(a)de Segurança: Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira é Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, graduado pela Escola de Formação de Oficiais, atual Academia de Polícia Militar D. João VI; ex-comandante do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente e do Comando de Polícia Ambiental; pós-graduado em: Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade Gama Filho (UGF); e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), doutorando no Programa de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Lisboa; voluntário e membro fundador da Trilha Transcarioca, onde foi seu Coordenação de Segurança até 2020. Percorreu trilhas no Brasil, Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, Portugal e África do Sul. Autor do livro “Fiscalização Ambiental e Panorama Atual no Brasil” e autor de vários artigos científicos relacionados à proteção e fiscalização ambiental.
(15) Diretor(a) de Trilhas: Júlio Meyer
Júlio Meyer é Servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. Foi Chefe do Parque Estadual do Utinga. É Membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas Urbanas da União Mundial da Conservação da Natureza (UICN). Júlio é fundador da Rota Guarumã e Coordenador da Trilha Amazônia Atlântica (www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional/trilha-amazonia-atlantica).
(16) Diretor(a) de Trilhas de Bicicleta e outros Modais: William Mendes
William Mendes é Gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas – Reserva Votorantim. Biólogo, Pós Graduado em Gestão Ambiental, Iniciou carreira em 2008, atuanto em Áreas Naturais Protegidas como Coordenador de Uso Público do Parque Estadual da Cantareira – SP, após atuar em outras UCs, passou a prestar consultoria ambiental e ecoturística, teve como trabalho de maior destaque a criação e implementação do Circuito Lagamar SP de Cicloturismo em Novembro de 2015 (https://ilhacomprida.sp.gov.br/Arquivos/Guia-Circuito-Lagamar-Cicloturismo.pdf).
(17) Diretor(a) de Rotas Peregrinas: Camila Bassi Teixeira
Camila Bassi Teixeira é Gestora-executiva do Caminho da Fé (https://caminhodafe.com.br) e está à frente da Instituicao a 6 anos. Tem graduação em Turismo pela Puc-Campinas, pós graduação em gestão de mercado pela Eca-USP, desenvolve trabalhos em planejamento estratégico e design thinking. Instrutora do Senar nos cursos na área de turismo e desenvolve esse trabalho a 17 anos. Camila é apaixonada pelas atividades de natureza e pela vida ao ar livre!
(18) Diretor(a) de Relações com RPPNs e Outras Áreas Privadas: Luciano de Souza
Luciano Souza é consultor ambiental, educacional e em criação e elaboração de planos de manejo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Durante mais de dez anos Luciano esteve à frente da divisão de RPPNs do ICMBio.

Copyright © 2020
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink