Blog Palmilhando

Retorno gradual dos trabalhos de sinalização

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

  Após grande período de trilhas e Unidades de Conservação fechadas, nossos voluntários estão retomando, aos poucos, os trabalhos de sinalização e manejo nas Trilhas de Longo Curso do Brasil.


O Voluntariado como estratégia de implementação de trilhas de longo percurso e conectividades de áreas protegidas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Recentemente o programa de voluntariado da Rede Brasileira de Trilhas foi destaque em publicação do Instituto Ipê. Pedro da Cunha e Menezes explica como o voluntariado é uma importante ferramenta de engajamento e participação da sociedade nas áreas protegidas, participando ativamente de todos o processo de implantação de uma rede nacional de trilhas. A matéria foi destaque no livro do Instituto Ipê: Diálogos da Conservação sobre Voluntariado para a Conservação da Biodiversidade. Segue a matéria na íntegra: 


As pegadas que conectam o país, as áreas naturais e as pessoas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Aniversário da diretoria da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso marca início da parceria com ((o))eco, lançamento de site próprio

Lembro de quando pintei minha primeira pegada amarela. Na época não existia ainda o fundo preto que melhora a visibilidade da sinalização. Era só a sola da bota e a figura de duas estátuas do Cristo Redentor inseridas nela. O ano era 2012 e a pegadinha que eu pintei fez parte das primeiras que deram corpo – e hoje são sua marca registrada – à Trilha Transcarioca, no Rio de Janeiro. Ao pintá-la lembro também de imediatamente me sentir um pouco responsável por tudo aquilo, e por todo aquele movimento que hoje identifico, com a perspectiva que só o tempo traz, como o embrião das trilhas de longo curso no Brasil.


Transmantiqueira: é tempo de planejar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Sexta-feira, primeiro de maio, dia do trabalho. Em tempos normais o fim de semana alongado seria uma grande oportunidade para paulistas, mineiros e fluminenses empacotarem a mochila e rumarem para a serra em busca de uma boa pernada na Trilha Transmantiqueira.


Copyright © 2020
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink