Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Travessia da Juatinga
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Paraty mirim ou Vila oratório
Fim da Trilha
Paraty mirim ou Vila oratório
Ponto Culminante
Trilha Ponta negra x Cairuçu das pedras 580m
Modal(is)
Caminhada, Aquático
Biomas
Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
Autor da Pegada
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Trilha Nacional Oiapoque x Barra do Chuí
Estruturação da Trilha
A travessia se divide em várias trilhas menores partindo sempre de uma comunidade Caiçara com infra estrutura mínima até a próxima comunidade, acessíveis somente por trilha ou barco. O conjunto dessas trilhas dão uma volta quase completa na península da Juatinga que também compreende a reserva ecológica estadual da Juatinga. Esses trechos são divididos pelas enseadas que abrangem: 1- enseada Sono xPonta negra, 2- enseada Martins de Sá, 3- enseada do Pouso x Praia grande e 4- Saco do Mamangua.
Associação gestora da trilha
Reserva Ecológica Estadual da Juatinga – INEA Instituto estadual do ambiente, RJ.

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Eventos tradicionais, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Mirante, Observação astronômicas, Observação de aves, Observação de fauna, Pico, Praia
Outros Atrativos
cultura caiçara

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
39km
Distância Implementada (km)
39km
Duração (dias)
4 a 7 dias
Altitude Máxima (m)
580m
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)

Mídias sociais:

Facebook
www.facebook.com/reservajuatinga
Instagram
www.instagran/reserva.juatinga
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais
http://parquesestaduais.inea.rj.gov.br/inea/reej.php

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Ana Carolina Correia de Sá Távora Maia
Telefone do contato principal
24 3371-9654
Endereço de e-mail do contato principal
reservajuatinga@gmail.com
Site
http://parquesestaduais.inea.rj.gov.br/inea/reej.php
Email corporativo da trilha
reservajuatinga@gmail.com
Endereço
R. marquesa de Santos, 405 Vila dom Pedro Paraty - RJ
Outros Contatos
24 3371-9654

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
A travessia da Juatinga é uma trilha de longo curso (4 a 7 dias) situada na cidade de Paraty-RJ, que percorre a Reserva ecológica estadual da Juatinga e suas diversas comunidades caiçaras e atrativos naturais como praias, cachoeiras, piscinas naturais, picos, manguezais e mata Atlântica preservada.
As praias e cachoeiras da região se interligam somente por trilha ou embarcação e o conjunto dessas trilhas formam a travessia da Juatinga, que consiste em entrar na reserva por um lado e sair pelo outro.
O mais o roteiro mais conhecido seria iniciar a travessia em PARATY MIRIM acessando a reserva por barco e caminhar cerca de 39km até Vila Oratório ao lado da PRAIA do SONO. Porem o percurso por ser feito também no sentido oposto V. Oratorio x Paraty mirim e também pode ser estendido adicionando atrativos como FAROL DA JUATINGA, a picos como MIRANDA, ARARAS e PÃO DE AÇUCAR. Cachoeiras como SACO BRAVO, DA PRAIA GRANDE e RIO GRANDE além de outras praias isoladas como SUMACA.
01 dia - A partir do SACO DO MAMANGUA- P. ENGENHO o visitante irá fazer uma trilha de cerca de 3,5km e1,30h até a P. GRANDE DA CAJAIBA onde recomendamos o primeiro pernoite assim como a linda cachoeira que fica bem próxima a praia.
02 dia - Da P. GRANDE DA CAJAIBA o visitante caminha até MARTINS DE SÁ, cerca de 8km e 2,30h, passando pelas praias de ITAOCA, CALHAUS, ITANEMA e POUSO DA CAJAIBA. Recomendamos o pernoite em Martins onde é possível fazer trilhas adicionais como Poção e Pico do Miranda.
03 dia - De MARTINS DE SÁ o visitante fara uma trilha até a praia de PONTA NEGRA, passando pela praia de CAIRUÇU DAS PEDRAS, a trilha de cerca de 6,5kk, elevação máxima de 580m e tempo estimado de 4h, é o trecho mais difícil da caminhada porem que apresenta a mata mais intocada com grandes exemplares de arvores centenárias. Chegando na praia de Ponta Negra onde sugerimos o pernoite e de onde também se pode fazer a trilhas para a cachoeira do SACO BRAVO.

04 dia- De PONTA NEGRA o visitante fará uma caminhada de cerca de 2h até a PRAIA DO SONO, passando ainda pelas desertas praias de GALHETAS, ANTIGUINHOS e ANTIGOS. Na praia do Sono o visitante poderá pernoitar ou seguir direto para V. ORATORIO onde se tem acesso a ônibus para a cidade de Paraty, esse trecho pode ser feito de barco 15min ou trilha 40min.

Informações Gerais
A região é habitada por populações tradicionais Caiçaras que estão na região a séculos construindo uma cultura que hoje sem dúvida é um dos pontos fortes da travessia, super hospitaleiros aprenderam a receber os visitantes com muito profissionalismo sem perder a simplicidade e são quem oferecem os serviços como embarcações, alimentação, camping e até guiamentos.
A região é protegida pela reserva estadual da Juatinga e também pela APA federal do Cairuçu, e por esse motivo são proibidos animais de estimação, camping selvagem fogueiras ou retirada de qualquer material. Apesar do acesso, acontecem fiscalização constates dos Guarda parques do INEA, Policia ambiental e ICM-Bio.
São dezenas de praias e cachoeiras, picos e mangues em um remanescente de mata atlântica super preservado e com uma população acolhedora e cheia de cultura e ainda pouco conhecida de muitos "trilheiros", em pleno sudeste Brasileiro entre Rio e São Paulo.

Como Chegar
Saindo da cidade de Paraty - RJ você tem dois acessos, iniciando por um acabará pelo outro.
A partir de Paraty Mirim onde se chega carro e onibus: pegar um barco no cais de Paraty mirim em direção ao Mamanguá praia do Engenho e iniciar a trilha em direção da praia Grande da Cajaiba.
A partir da Vila Oratorio onde se chega de carro ou Onibus: pegar um barco no cond. Larangeiras em direção a praia do Sono ou fazer a trilha V. Oratório x Sono 40min.
Histórico
Histórico
A Região de península da Juatinga faz parte da história do brasil, geograficamente estratégica para a navegação, a Ponta da Juatinga onde se encontra também um farol, é um dos extremos da enorme baia da ilha grande que ocupa grande parte do litoral sul Fluminense.
Devido suas altas montanhas, litoral entrecortado e dificuldade de acesso, foi desde a época do descobrimento uma região divisória, primeiramente entre as tribos indígenas locais como os Tupinambás e Tupiniquins e mais tarde entre Portugueses e Franceses onde a região ganhou a fama de local de Pirataria. Também teve relevância como porto clandestino onde muitos escravizados africanos desembarcaram para trabalhar nas fazendas de minas gerais, isso mesmo depois da proibição da importação de escravos para o brasil em 1850.
Após a abertura da rodovia rio x santos na década de 70 iniciasse um novo período na região, após décadas de abandono e isolamento as comunidades caiçaras, remanescentes de populações de indígenas, africanos e europeus que se adaptaram completamente ao ambiente desenvolvendo um modo de subsistir e também toda uma cultura própria, começam a sofrer com a grilagem de suas terras, agora cobiçadas por grandes empreendedores das capitais.
Nesse contexto de décadas de luta pela terra e pela manutenção do estilo de vida e da cultura caiçara que é criada a APA do Cairuçu em 1983 e a Reserva Ecológica estadual da Juatinga em 1992, procurando não só promover a conservação do meio ambiente, mas também ajudar na luta pelo direito dos caiçaras suas terras e a manutenção do seu estilo de vida e cultura.
Hoje o território é uma perola no litoral Brasileiro cada vez mais visitado, não só pelas belezas naturais e pela importância ambiental, mas também como símbolo de uma resistência que ainda persiste das populações caiçaras locais. Reconhecido juntamente com a cidade de Pararty como patrimônio cultural e natural da humanidade pelas nações unidas em 2019.

Curiosidades
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Outro
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Desconheço o termo

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
paraty -RJ
Listagem municípios
Listagem Unidades Federativas
Rio de Janeiro - RJ
QTD UCs que a trilha conecta
02
Listagem Unidades de Conservação
Reserva Ecológica estadual da Juatinga, sobreposta a APA federal do Cairuçu

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/file/d/1nRGKJDnmLwnrQFMGEmXcdmgPNR6DQpYX/view?usp=sharing

Copyright © 2023
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues