Trilhas cadastradas

Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
O lobo-guará é símbolo do parque e foi escolhido em oficina participativa com atores locais.
Autor da Pegada

Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
CLARICE NASCIMENTO LANTELME SILVA
Telefone do contato principal
32984942878
Endereço de e-mail do contato principal
claricenlsilva@gmail.com
Outros Contatos

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
Nesse trecho, o caminhante percorrerá o clássico Circuito da Janela do Céu, com as subidas e o passeio, passando pelo Cruzeiro e pelo ponto mais exuberante do parque, o Pico da Lombada, com 1.784m de altitude e uma vista panorâmica. Ao longo do percurso encontram-se as grutas como a Gruta da Cruz, Gruta dos Moreiras e Grutas dos Três Arcos. No final, nas águas do Rio Vermelho, está a Cachoerinha, com uma queda de 35 m de altura, e a Janela do Céu, onde o leito do rio desaparece em uma queda emoldurada pela formação formando uma janela.
Informações Gerais
Opercurso começa da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca e percorreu-se menos de 500 metros até uma bifurcação à esquerda onde tem uma corrente sem acesso à trilha principal do Circuito Janela do Céu. Passa-se pela corrente e percorre-se em subida 2,3 km até alcançar o Pico do Cruzeiro. Dali pode-se ver o vale do Rio do Salto e o Pico do Pião. Logo ao lado, está a Gruta da Cruz, que tem uma trilha que atravessa ela passando por dois salões.

Depois da Gruta da Cruz, a trilha segue em subida por 2,3 km até o Pico da Lombada, ponto mais alto do parque e de todo Setor Serras de Ibitipoca, com 1784 m, onde se tem uma vista panorâmica de 360 ​​graus do parque.

Do Pico da Lombada, segue em declive na trilha principal por um pouco menos de 1 km, chegando até uma bifurcação à direita que dá acesso à Gruta dos Fugitivos por onde se atravessa e chega-se à Gruta dos Três Arcos.

Voltando à trilha principal, percorrido-se por mais 1,3 km até uma bifurcação que dá acesso a uma trilha secundária até a Janela do Céu. Retornando da trilha da Janela do Céu, o caminhante, pela trilha principal irá chegar em cima da Cachoeirinha. Ali, pode-se descer por uma trilha à direita, ao lado do paredão da cachoeira e se refrescar com um banho na queda de 35m.
Como Chegar
Pela BR-040 acesse o trevo para a BR 267 seguindo para Lima Duarte. De Lima Duarte, seguir para o Distrito de Conceição de Ibitipoca por 26 km em estrada não-pavimentada. Do Distrito de Conceição de Ibitipoca ao parque são mais 3km de estrada calçada.

Existe outro acesso que é feito também pela BR-040, seguindo até o trevo de Barbacena. Seguir pela MG-338 sentido Ibertioga e, após esta cidade, continuar por 45 Km em estrada não pavimentada passando por Santa Rita do Ibitipoca até o trevo entre o Parque e Conceição do Ibitipoca. Atenção à sinalização neste trecho pois existem muitos cruzamentos.
Histórico
Curiosidades
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por ano
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
Listagem municípios
Lima Duarte -MG
Santa Rita de Ibitipoca - MG
Listagem Unidades Federativas
Minas Gerais - MG
QTD UCs que a trilha conecta